7 de setembro de 2025
BrasilDestaques

Lula demite general Júlio Cesar de Arruda, comandante do Exército

Decisão se dá um dia após encontro do chefe do Executivo com os representantes das Forças Armadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu neste sábado (21) o comandante do Exército, general Júlio Cesar de Arruda. A decisão se deu um dia após a reunião do chefe do Executivo com o ministro José Múcio Monteiro, da Defesa, e com os comandantes das tropas. O novo comandante será o general Tomás Ribeiro Paiva que, na última quarta-feira (18) fez um forte discurso em que afirma que o Exército é uma instituição de Estado e que o resultado das urnas deve ser respeitado independentemente das posições pessoais de um outro militar.

Ao deixar a reunião de sexta-feira com os comandantes, José Múcio negou que os atos radicais do dia 8 tenham entrado na pauta, apesar das diversas declarações de Lula mostrando irritação com as atuações dos militares no episódio.

“Se vocês me perguntarem se tratamos sobre o dia 8, não tratamos. Isso está com a Justiça. Nós tratamos sobre a capacidade da geração de emprego que o Brasil tem na indústria de Defesa”, disse o ministro depois da reunião. Ele admitiu, porém, o desejo de abandonar o clima de tensão. “Nós não tivemos um problema? Precisávamos ter uma conversa que não tratasse disso. Eu queria era virar a página, só isso”, frisou José Múcio.

 

O Tempo

Leia mais

Flávio Bolsonaro ataca Moraes e exige anistia imediata para o pai em Copacabana

Matheus Valadares

Desfile do Dia da Independência reúne 45 mil pessoas em Brasília com foco na soberania nacional

Matheus Valadares

Sine Manaus oferta 210 vagas de emprego nesta segunda–feira, 8/9

Marcelo Maciel

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!