25.3 C
Manaus
22 de novembro de 2024
DestaquesPolítica

Dino instaura inquérito sobre genocídio dos índios Yanomamis

Solenidade de transmissão de cargo a Flávio Dino como ministro da Justiça e Segurança Pública

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou mais uma abertura de inquérito policial. Desta vez é para investigar o crime de genocídio e crimes ambientais nas terras dos índios Yanomamis. O ministro acompanhou Lula, neste sábado (21), durante visita a Roraima, para fazer um levantamento in loco da crise sanitária na reserva indígena.

A pasta divulgou um comunicado onde coloca a Polícia Federal como responsável pelas diligências, a partir desta segunda-feira (23).

 

– O presidente Lula determinou que as leis sejam cumpridas em todo o país. E vamos fazer isso em relação aos sofrimentos criminosos impostos aos Yanomamis. Há fortes indícios de crime de genocídio, que será apurado pela PF – disse Dino.

De acordo com o Ministério dos Povos Indígenas, aproximadamente 570 crianças Yanomamis morreram em consequência de desnutrição
e fome.

O Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (20), declarou emergência de saúde pública para buscar solucionar a falta de assistência sanitária dessas população indígena. Ao menos oito crianças teriam sido resgatadas por técnicos ligados ao Ministério da Saúde.

Leia mais

VEJA: Suposto amigo ex3cut@ homem a tiros dentro de táxi em Iranduba

Matheus Valadares

Inter supera Vasco em luta por vaga direta para a Libertadores

Matheus Valadares

Jojo Todynho vira “mãe à distância” e bancará jovem angolano até o ensino superior

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais