27.3 C
Manaus
29 de setembro de 2024
DestaquesMundo

Núcleo terrestre desacelera e pode atingir duração dos dias

Sismólogos da Universidade de Pequim ficaram surpresos ao constatar que o núcleo da Terra desacelerou nos últimos anos, chegando a ponto de igualar a sua velocidade com a do planeta. O artigo, publicado na Revista Nature, detalha que esse fenômeno pode influenciar não apenas a duração dos dias, mas também o clima e o mar, além de os campos gravitacionais e magnéticos.

 

Os cientistas Yi Yang e Xiaodong Song têm acompanhado as movimentações do núcleo terrestre desde 1995. Eles constataram que a velocidade vem se igualando à do planeta desde o ano de 2009. Em entrevista ao jornal El País, os pesquisadores relataram algumas das consequências que essa mudança pode causar:

– Nos últimos anos, os dias estão ficando mais curtos e pode ser que haja relação com essa mudança [na forma como o núcleo gira]. A alteração na rotação também pode modificar o campo gravitacional como um todo e causar deformações na superfície, o que alteraria também o nível do mar e, por sua vez, a temperatura global do planeta – detalhou Song.

Entretanto, os cientistas destacam que ainda é necessário tempo para analisar os impactos que o fenômeno pode causar.

O núcleo da Terra é composto por uma parte interna feita de ferro sólido, e uma externa, composta de ferro em estado líquido e níquel. Elas estão localizadas a cerca de 5 mil quilômetros de profundidade da superfície.

A influência sobre a duração dos dias ocorre porque ela é baseada no movimento de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo. Até o momento, os cientistas apontam que esse período é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos de segundo.

Leia mais

Prefeitura de Manaus atende oito ocorrências em razão de chuva

Marcilon Souza

Gusttavo Lima realiza primeiro show após revogação de prisão

Marcilon Souza

LALIGA pedirá prisão por ofensas racistas em Atlético x Real Madrid

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais