27.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
CidadeDestaques

Prefeitura reforça fiscalização nas áreas de restrição de circulação  

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) reforçou a fiscalização voltada para coibir a circulação dos veículos de grande porte que circulam na Zona Máxima de Restrição de Circulação. A ação foi realizada nesta quarta-feira, 25/1, na avenida Mário Ypiranga, zona Centro-Sul.

A ZMRC foi criada para dar mais segurança viária por meio de regras que determinam horários para o tráfego de veículos de grande porte em algumas áreas da cidade. Nas abordagens, três caminhões foram autuados por estarem circulando fora do horário e do peso permitido e sem portarem a Autorização Especial de Tráfego (AET).

“A fiscalização é uma maneira de ordenar o tráfego, dar mais fluidez e, principalmente, garantir trânsito seguro para pedestres e condutores de veículos de menor porte”, explicou Roosevelt Farias, chefe de divisão Centro-Sul do IMMU.

As empresas transportadoras ou proprietários de veículos pesados devem solicitar o documento no setor de Atendimento do IMMU, na Av. Urucará, 1180, Cachoeirinha, das 8h às 14h. Os argumentos apresentados serão analisados pela diretoria de Engenharia, que poderá acatar ou não o pedido. O documento tem prazo de validade e deve ser renovado após expirar a autorização de circulação.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira de Habilitação, com multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo.

Leia mais

Omar Aziz é destaque na categoria Melhores do Senado no Prêmio Congresso em Foco 2025

Matheus Valadares

Avião de pequeno porte faz pouso de emergência nas águas do Rio Negro

Matheus Valadares

Brasil sente efeitos positivos após indicações de corte de juros nos EUA

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!