32.3 C
Manaus
25 de agosto de 2025
DestaquesMundo

Número de mortos em terremoto na Turquia e na Síria passa de 2.300

A região foi devastada por um terremoto de magnitude 7,8, na madrugada desta segunda-feira (6), que foi sentido até na Groenlândia. Na Turquia, onde foi registrado o epicentro do terremoto, pelo menos 1.500 pessoas morreram, e mais de 8.500 ficaram feridas, de acordo com o último balanço divulgado pelo órgão público de gestão de catástrofes.

Na vizinha Síria, o terremoto provocou a morte de 810 pessoas e deixou 2.400 feridos. Somando os dados divulgados pelos dois países, o número de mortes chegou a 2.310.

O epicentro do abalo sísmico ocorreu a 26 km a leste da cidade turca de Nurdağı, que tem pouco mais de 40 mil habitantes e fica a cerca de 650 km da capital, Ancara, de acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos).

O tremor surgiu a 17,9 km de profundidade, na província de Gaziantep, sudeste do país, próximo à fronteira com a Síria. O sismo ocorreu às 4h17 no horário local da Turquia (22h17 no Brasil), de acordo com o USGS.

Mais de dois mil prédios desabaram completamente, o que sugere um número de vítimas muito maior, informou o vice-presidente turco, Fuat Oktay.

Os abalos foram sentidos também na capital turca, Ancara, e em outras cidades. Os aparelhos registraram um sismo inicial e, logo em seguida, mais dois terremotos aconteceram na mesma região.

Segundo o vice-presidente turco, pelo menos três dos aeroportos da zona afetada, Hatay, Maras e Gaziantep, foram fechados para o tráfego. A neve e as tempestades que atingiram a região impediram a circulação em outros aeroportos, incluindo o de Diyarbakir, segundo a AFP.

via R7

Leia mais

Corpo de pescador é encontrado parcialmente devorado em Itacoatiara

Matheus Valadares

Pesquisa eleitoral aponta empate técnico entre Lula e Bolsonaro para eleição de 2026

Matheus Valadares

Sindicato anuncia greve de ônibus em Manaus com 50% da frota parada a partir de terça (26)

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!