A publicação do Diário Oficial da União desta segunda-feira (08/06) trouxe a Portaria do ministro de Estado chefe da Casa civil da Presidência da República, Walter Souza Braga Netto, com a exoneração, a pedido, de Alfredo Menezes Junior do cargo de superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), sem a nomeação do substituto.
Alfredo Menezes afirmou ter pedido exoneração do comando da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e, em nota, agradeceu a oportunidade de gerir a Suframa e o apoio dado pelo governo federal para o cumprimento da “missão de proteção à Amazônia brasileira”.
Ele assumiu o cargo em 18 de fevereiro do ano passado e disse que passou a defender e proteger não só a Zona Franca de Manaus, “mas todos os estados de atuação da Suframa, com a política de incentivos fiscais para atração de investimentos”.
Alfredo foi o terceiro militar a assumir a autarquia desde a sua criação. Doutor em Planejamento e coronel reformado do Exército, foi um dos articuladores da campanha do presidente Jair Bolsonaro na Amazônia e é muito próximo do General Villas Boas, um dos nomes mais influentes do governo, com quem trabalhou em projetos do Exército na região.