Neste sábado dia 18 de março a partir das 18h30 no campo da liga desportiva do bairro São José Operário, acontece a 43 Festa de aniversário do bairro, uma iniciativa dos líderes comunitários que desenvolvem trabalhos sociais na comunidade.
O evento vai contar com shows musicais de artistas regionais, além do sorteios de vários brindes e o tradicional bolo de 43 metros. Para a comissão organizadora a realização do evento é um resgate cultural para os moradores e o festejo em comemoração ao aniversário do bairro e a escola de samba A Grande Familia que completa mais uma primavera na mesma data que o bairro.
“Felicidade é o que nos motiva nessas datas festivas, não temos o que comemorar. Estamos vivos! Sobrevivemos a uma pandemia que levou muitos amigos e hoje estamos recomeçando com muita luta, suor e trabalho em prol nossa comunidade” comentaram os membros da Comissão.
Atualmente, a comunidade se aproxima dos 100 mil habitantes, sendo considerado o sexto e mais populoso bairro da cidade. Mais, nesses mais de 40 anos, não há muito o que comemorar é o que nos relata a universitária Marilene Corrêa, 60, moradora da comunidade há mais de 40 anos.
“Sofremos com a falta de infraestrutura que sempre foi precária, não há saneamento básico e pagamos taxa de esgoto! Não há paradas de ônibus adequadas, o distrito policial não funciona, ou seja, muita coisa precisa ser reparada pelos governantes, e nós ficamos aguardando a mudança, mais será que vem?”
Grandes obras ao longo desses 43 anos foram instauradas na área do São José, uma delas é o viaduto Engenheiro Luiz Augusto da Veiga, a avenida Alphaville (Divisão entre as Zonas Norte e Leste), além dos hospitais de grande porte que atendem a população daquela localidade.