24.3 C
Manaus
10 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

Justiça condena prefeito por nepotismo após nomear irmã no Amazonas

O Juízo de Urucurituba decidiu condenar o prefeito do município, José Claudenor Pontes – “Sabugo”, pela prática de nepotismo ao nomear a irmã para cargo de fisioterapeuta e coordenadora de saúde. Izabel Cristina Pontes também foi condenada.

A decisão atende pedido do Ministério Público do Amazonas (MPAM). O prefeito foi condenado ao pagamento de multa equivalente a dez vezes o valor recebido no período de cometimento do ato e sua irmã ao pagamento de multa equivalente a dez vezes o valor recebido.

Em março de 2017, o prefeito nomeou sua irmã para o cargo de fisioterapeuta e para a função de coordenadora da saúde do idoso, na Secretaria Municipal de Saúde de Urucurituba. Devido à irregularidade na contratação, em novembro de 2020, o Tribunal de Contas do Amazonas determinou a exoneração imediata de Izabel Cristina Pontes, uma vez que a prática de nepotismo configura ato de improbidade administrativa.

“Diante da inegável prática de nepotismo por parte de José Claudenor Pontes, não restou alternativa ao MPAM senão ingressar com a ACP, com vistas a responsabilizar o prefeito e sua irmã pelo ato ímprobo cometido na função de agentes públicos, bem como invalidar os sobreditos atos jurídicos ilegais”, esclareceu o Promotor de Justiça Kleyson Barroso.

Leia mais

Motociclista tenta ultrapassagem e colide com caminhão na avenida das Torres

Matheus Valadares

Brasil goleia Coreia do Sul por 5 a 0 e mostra evolução sob comando de Ancelotti

Matheus Valadares

Maria Corina Machado recebe Nobel da Paz por defesa da democracia na Venezuela

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!