25.3 C
Manaus
22 de novembro de 2024
CidadeDestaques

Manaus possui ‘cracolândia’ na Zona Leste

Foto: Jeiza Russo

Manaus Usuários consomem crack e leva medo a moradores, pedestres, professores e pais de alunos de uma creche municipal. O medo impera entre pais, responsáveis, crianças e educadores da Creche Municipal Maria Luiza da Conceição da Silva, localizada na avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, por conta de uma “minicracolândia” que está instalada entre a via principal e a rua Jenipapo.

Um comerciante, de 37 anos, que por medo de represálias, pediu para não ter o nome divulgado, afirmou que a situação é complicada, pois os usuários de drogas ficam intimidando as pessoas e estão realizando pequenos furtos para comprar crack, maconha e outros entorpecentes no local.

“A polícia passa por aqui, mas não faz nada. Basta ficar alguns segundos, que será possível olhar essas pessoas consumindo essas porcarias (drogas)”, disse o homem.
Ainda conforme o comerciante, os usuários de entorpecentes estão construindo barracos no meio-fio da avenida Itaúba e na rua Jenipapo.

Equipes de Reportagem foram averigua região na última quarta-feira passada (5) e flagrou pessoas em extrema vulnerabilidade social consumindo pedras de “crack” em latas de refrigerante, além de jovens usando maconha à luz do dia na rua Jenipapo. Ali perto, um homem estava cortando madeiras para uma possível construção de um barraco.

“O nosso medo é que esses usuários fiquem alucinados, invadam aqui a creche e machuquem alguma criança, nós pais ou até mesmo professores”, disse uma mulher de 25 anos, mãe de uma aluna da creche, que também pediu para não revelar o nome.
De acordo com a mulher, os atentados recentes que aconteceram neste ano, em Blumenau (SC) e em São Paulo acenderam um alerta para os responsáveis das crianças e também sobre um possível ataque na unidade de ensino.

Medo de trabalhar
Segundo uma educadora, de 42 anos, o medo é chegar pela manhã para trabalhar e sofrer algum atentado dos usuários da “minicracolândia”.

“Não sabemos o que fazer. Eu venho trabalhar todo dia com o receio de que o pior possa acontecer por aqui com as nossas crianças ou até mesmo algum professor”, explicou.

‘Problema social’
Conforme o tenente-coronel Márcio Leite, comandante de Policiamento de Área (CPA) Leste, todos os dias a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) tem prendido traficantes na zona Leste de Manaus, porém o maior problema na rua Jenipapo e avenida Itaúba é social.

“Temos prendido os traficantes que fornecem drogas para esses usuários, que têm um nível de dependência elevado, porém um trabalho de assistência social naquela área. Nosso trabalho de prender os fornecedores de drogas está sendo realizado. Mas essa é uma luta muito grande, pois prendemos e logo depois o traficante está solto novamente nas ruas”, explicou o tenente-coronel da PMAM.

Retirada dos casebres
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) informou que na última terça-feira (4) ocorreu uma operação na região para a retirada de casebres e pessoas em vulnerabilidade em conjunto com agentes da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e dentre outros órgãos.

Fonte:  Acrítica

Leia mais

VEJA: Suposto amigo ex3cut@ homem a tiros dentro de táxi em Iranduba

Matheus Valadares

Inter supera Vasco em luta por vaga direta para a Libertadores

Matheus Valadares

Jojo Todynho vira “mãe à distância” e bancará jovem angolano até o ensino superior

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais