Mais de 40 pessoas ficaram com infecção alimentar após uma prova de culinária do programa MasterChef Espanha, exibida no último domingo (9). Na ocasião, os participantes tiveram que preparar pratos com frutos do mar, comida indiana e mediterrânea para 120 pessoas. O mal-estar fez com que a produção do reality show emitisse uma nota pedindo desculpas pelo ocorrido.
– Do MasterChef lamentamos muito o mal-estar manifestado por alguns participantes do programa. Este é um caso absolutamente excepcional nestes 11 anos de MasterChef em Espanha, um programa no qual a prioridade absoluta é garantir o cuidado alimentar das pessoas envolvidas – disse a produtora Shine Iberia.
Os pratos preparados pelos participantes do reality foram servidos a 120 funcionários do maior aquário da Europa, o Oceanário de Valência, que está completando 20 anos.
Na ocasião da prova, a chef Rakel Cernicharo chegou a pontuar erros dos participantes na preparação da comida. Entretanto, eles não foram considerados graves, nem havia suspeita de que os ingredientes pudessem estar comprometidos. Os pratos continham elementos como moluscada com ostras, mexilhão e cheescake japonês com algas.
– O alimento foi analisado na origem com resultados positivos e a sua rastreabilidade foi garantida ao longo de todo o processo, conforme comunicado e documentado às autoridades sanitárias competentes – disse ainda o programa, em comunicado.
O caso veio à tona após uma das funcionárias do L’Oceanogràfic reclamar, no Twitter, sobre os sintomas que ela e seus colegas sofreram após provar os pratos.
– Nos dias seguintes [à gravação do programa], não pudemos ir trabalhar. A Saúde Pública nos chamou para investigar o que aconteceu, mas não deu em nada. Quatro das minhas companheiras e eu estamos passando mal. Todas com gastroenterite. Na noite seguinte tive de ir ao pronto-socorro para me injetarem Metoclopramida no ** para parar de vomitar. Perdi cinco quilos em três dias – desabafou Irene Jaspe.