Ao repercutir as ações do Núcleo de Inteligência em Segurança na Escola (Nise), como respostas às recentes ameaças às escolas, o deputado Comandante Dan (PSC) reforçou a necessidade da apropriação da tecnologia em favor da Segurança Pública. O Nise identificou possíveis perigos e chegou a alunos com problemas a partir dos IPs, que são os protocolos de internet, endereços exclusivos que identificam um dispositivo na Internet ou em uma rede local.
O parlamentar reforçou a necessidade da incorporação do conceito da Defesa Social como um binômio indissociável da Segurança Pública. Defesa Social é o conjunto de mecanismos coletivos, públicos e privados, para a preservação da paz social, e consiste em três vertentes: a garantia dos direitos individuais e coletivos, a segurança pública e o enfrentamento de calamidades.
“As famílias precisam cumprir seus papéis: dialogar, revistar as mochilas, porque as crianças estão chegando nas escolas armadas; de onde vem essas armas? Que dinâmica se dá nas escolas que essas crianças se sentem frustradas, a ponto de recorrer ao submundo da internet e à violência?”, afirmou Dan Câmara.
Por fim, o parlamentar lembrou a necessidade urgente de se fazer valer leis que estão em vigência, mas não estão efetivadas, para estabelecer a cultura de paz nas escolas. “Em razão disso propus a criação da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência na Rede Escolar, para que o Legislativo apresente soluções robustas das diversas comissões da Aleam”, concluiu.