26.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
AmazonasDestaques

Prefeita de Presidente Figueiredo vira alvo de investigação do Ministério Público do Amazonas

Patrícia Lopes, prefeita do município de Presidente Figueiredo, virou alvo de investigação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) por mau uso dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de 2021.

O MP abriu um Inquérito Civil para identificar se os professores realmente receberam a verba que deveria ser repassada pelo Executivo do município a 128 quilômetros de Manaus.  Com base do MP-AM, no último dia 20, a apuração continuará – por meio do inquérito – após ter sido verificada a “necessidade prosseguimento das investigações”.

O Procedimento Preparatório era o 040.2021.000056 e foi aberto em 2021 após denúncia dos professores junto ao órgão ministerial. A investigação foi aberta no dia 20 de dezembro de 2022 pela Promotora de Justiça, Karla Cristina da Silva Sousa.

Sem abono

No final de 2021, a categoria realizou uma manifestação contra a falta de pagamento do abono, garantido por lei. A justificativa de Patrícia para falta de repasse, foi de que “o dinheiro teria sido usado para pagar o salário dos profissionais durante todo o ano de 2021”.

Apesar da afirmação, a prefeita não provou por meio de documentos se o Fundeb realmente foi usado para pagamento dos professores em um dos picos da pandemia de Covid-19. “Algum professor, aqui, deixou de receber seu salário este ano?”, disse Lopes, sobre a negativa de pagamento do abono do Fundeb.

O valor destinado aos profissionais é regulamentado pelo artigo 70 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e prevê que até 70% desses recursos devem ser utilizados para a remuneração dos profissionais da educação. O que “sobra” desse recurso é repassado para a categoria como uma forma de abono.

Cobranças

A falta de pagamento do Fundeb também foi alvo também de cobrança do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil).

Em 2021, Cidade ressaltou que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostravam que o município do havia recebido R$ 37,7 milhões em repasse de Fundeb. E que a falta de repasse não teria uma justificativa plausível.

Já em setembro de 2022, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) também ingressou com uma ação na Justiça do Amazonas, pagar requerer o pagamento do abono.

Fonte: AM Post

Leia mais

VEJA: Suposto amigo ex3cut@ homem a tiros dentro de táxi em Iranduba

Matheus Valadares

Inter supera Vasco em luta por vaga direta para a Libertadores

Matheus Valadares

Jojo Todynho vira “mãe à distância” e bancará jovem angolano até o ensino superior

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais