Começou a greve dos roteiristas. Após não conseguir um novo acordo com a AMPTP (Aliança de Produtores de Cinema e Televisão), órgão que faz os acordos trabalhistas em nome dos estúdios de Hollywood, o WGA (Sindicato dos Roteiristas) dos Estados Unidos entrou em greve nesta terça-feira, 2 de maio. É a primeira paralisação do grupo desde 2007.
O contrato trabalhista de três anos do WGA com os estúdios se encerrou no dia 1º de maio. Duas semanas antes do fim do contrato, os 98% dos membros do grupo votaram autorizando os conselhos do sindicato a declarar uma greve.
Em diversos casos, os representantes dos estúdios se recusaram a fazer uma contraproposta e simplesmente rejeitaram os pedidos. Entre as demandas, está a regulamentação de inteligência artificial e ferramentas como o ChatGPT, reformas nas salas de roteiristas para televisão e uma nova taxa de pagamentos residuais para produções feitas para serviços de streaming.
Cobra Kai
A sala de roteiristas da última temporada de Cobra Kai, série da Netflix que continua a história dos filmes Karatê Kid, foi suspensa como consequência da greve, quatro dias após seu início.
A greve vai, então, afetar o lançamento da próxima e última temporada de Cobra Kai, já que as filmagens só podem começar quando os roteiros foram concluídos. O tamanho do atraso vai depender da duração da grave.
Yellowjackets
Ashley Lyle, co-criadora de Yellowjackets, disse que o progresso da terceira temporada do drama do Showtime, exibido no Brasil pelo Paramount+, foi pausado um dia após o início da sala de roteiristas.
Abbott Elementary
Se Yellowjackets teve um dia de roteiros, a comédia vencedora do Emmy, Abbott Elementary nem começou. A sala de roteiristas iria iniciar na mesma data em que a greve começou, no dia 2 de maio. Com a paralisação, a série criada por Quinta Brunson, disponível no Brasil pelo Star+, pode ter menos episódios na nova temporada.
Programas de Late Night
Todos os programas de Late Night dos Estados Unidos foram suspensos. Produções como Jimmy Kimmel Live, The Late Show with Stephen Colbert, The Tonight Show starring Jimmy Fallon e Late Night with Seth Meyers não irão ao ar com novos episódios. Os canais de cada programa devem recorrer a reprises para preencher o espaço.
Como esses programas, assim como o Daily Show, são diários, e novos roteiros são feitos todo dia, eles não poderão continuar diante da greve. Programas semanais como o Saturday Night Live, Last Week Tonight with John Oliver e Real Time with Bill Maher também serão impactados, mas decisões específicas sobre suspensão e como seus canias vão preencher a programação serão divulgadas mais perto do fim da semana.
A Casa do Dragão
As filmagens da segunda temporada de A Casa do Dragão, prequel de Game of Thrones da HBO, vão continuar. Todos os oito roteiros de episódios foram finalizados antes da greve. Contudo, não haverá mais roteiristas no set para fazer revisões ou mudanças de última hora caso algo precise ser alterado.
Com informações do Chippu****