Um aluno de 14 anos atacou uma colega com caneta na manhã desta segunda-feira (8), na Escola Municipal Dom Jacson, localizada no bairro Val Paraíso, zona Leste de Manaus. O aluno puxou uma caneta e desferiu golpes na menina. Em um vídeo mostra o instante em que o aluno abandona a apresentação com o grupo de colegas, puxa uma caneta, e desfere golpes no corpo da estudante.
De acordo com a delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Apuração a Atos Infracionais (Deaai), houve um desentendimento entre vítima e o aluno agressor durante a apresentação.O menino apresentou extrema irritação após a aluna rir de uma palavra errada que o agressor disse no seminário.
“A vítima será encaminhada ao exame delito, para ser identificado a gravidade das lesões. Porém, já entendi pela lavratura do alto de apreensão por ato infracional análogo ao crime de homicídio tentado em razão da violência extrema cometida pelo adolescente”, disse a delegada Juliana Tuma.
“O que aconteceu foi que de acordo com informações apuradas, o adolescente falou uma palavra errada, e essa vítima teria rido e isso causou uma irritação entendida como desproporcional, mas vale ressaltar que o isso foi uma situação pontual e se trata de um desentendimento entre alunos, e não atentado em escola, nada disso”, detalhou a delegada.
O menor infrator foi conduzido ao Deaai.
Confira a nota da SEMED:
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que tomou as devidas providências em relação ao ocorrido na escola municipal Jacson Damasceno, na zona Leste da capital.
O aluno, que atingiu a colega de sala de aula com uma caneta, foi encaminhado imediatamente pela Polícia Militar (PM) à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), acompanhado dos responsáveis dos dois alunos e do gestor da unidade de ensino.
O aluno terá acompanhamento psicológico e social junto ao Centro Municipal Sociopsicopedagógico (Cemasp) da Semed.
A aluna foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e já foi liberada. Ela também receberá acompanhamento dos profissionais do Cemasp.
Informamos ainda que todos os setores da Semed, relacionados ao combate à violência nas escolas, estão envolvidos no caso, prestando apoio aos pais dos menores.
A Semed reforça que durante todo o ano letivo desenvolve atividades nas mais de 500 unidades de ensino sobre violência e respeito ao próximo e ainda conta com a parceria da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil (Semseg), por meio da Ronda Escolar, que realiza diariamente patrulha nas escolas.