George Santos, membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, foi preso hoje (10) em Nova York. A informação é da agência de notícias Reuters.
Santos, filho de imigrantes brasileiros nascido nos EUA, vai depor mais tarde a uma corte federal. Ele é acusado de fraude, lavagem de dinheiro e roubo de recursos públicos. Logo após eleição em novembro do ano passado, imprensa descobriu que ele mentiu quase todo o currículo.
Ele disse que estudou na Universidade de Nova York e na Faculdade Baruch, que disseram não ter qualquer registro dele, e que trabalhou nas financeiras Goldman Sachs e Citigroup —o que também se mostrou falso.
Santos teria usado financiamento de campanha para despesas pessoais, como roupas de grife e pagamento de cartões de crédito, segundo as acusações. “O indiciamento mostra que Santos foi desonesto reiteradamente para enriquecer e chegar ao Congresso”, disse o promotor Breon Peace à agência AP.
Estelionato
George Santos teria gastado mais de R$ 2 mil usando um talão de cheques roubado e um nome falso em Niterói (RJ). O processo é de 2008, mas o Ministério Público do Rio de Janeiro pediu a reabertura das investigações. Deputado nega. “Eu não sou um criminoso aqui — nem aqui, no Brasil ou em qualquer jurisdição do mundo”, disse ele em entrevista ao jornal The New York Post.
UOL Notícias****