26.3 C
Manaus
18 de maio de 2024
DestaquesPolítica

Justiça condena Bolsonaro a pagar R$ 30 mil a Omar Aziz por danos morais

A Justiça do Amazonas condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a indenizar em R$ 30 mil o senador Omar Aziz (PSD-AM) por danos morais.

Aziz acionou a Justiça alegando que foi alvo de ofensas e calúnia de Bolsonaro, que afirmou que o senador já havia respondido pelo crime de pedofilia. A defesa do ex-presidente argumentou que as afirmações eram baseadas em fatos de conhecimento público e requereu a rejeição da ação.

Aziz era alvo recorrente de críticas de Bolsonaro no período em que presidiu a CPI da Covid no Senado Federal, em 2021.

O juiz Cássio André Borges dos Santos, da, 1a Vara do Juizado Especial Cível, afirmou que liberdade de expressão não se confunde com liberdade para ofender.

Segundo o magistrado, o senador nunca foi formalmente acusado de pedofilia, “o que demonstra a malícia da afirmação do réu, cujo intuito difamatório não se discute”.

“Há inúmeras maneiras de ferir a honra de uma pessoa, e uma delas é o uso ardiloso de fatos, através do recurso de discurso do ódio, que se finca em um maniqueísmo pernicioso, que deve ser repelido pelo Poder Judiciário quando instado a julgar demandas sobre o tema” escreveu.

 

Para Santos, “a manipulação de fatos é expediente mais comum para difusão de fake news, o que deve ser combatido por toda a sociedade civil, inclusive pelo Poder Judiciário”. O juiz afirmou ainda que “não se pode compactuar com atos abusivos disfarçados de retórica da verdade”.

Bolsonaro também foi condenado a publicar a sentença em suas redes sociais, sob pena de multa diária. A defesa do ex-presidente ainda pode recorrer da decisão.

Leia mais

Copa do Brasil de Flag Football acontece neste fim de semana na Vila Olímpica de Manaus

Marcilon Souza

‘Jiquitaia’ sai na porrada com outra mulher por causa de ‘presente de Deus’, no interior do Am

Matheus Valadares

Tradicional ‘Baile Rosas de Maio’ reúne terceira idade e elege a rainha da 16ª edição

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais