Fungos e ovos de parasitas foram encontrados em molhos de tomate produzidos pela empresa Fugini em Porto Alegre (RS). A perícia, finalizada na última terça-feira (16), foi realizada pelo IGP (Instituto-Geral de Perícias) e os resultados estão sendo analisados em inquérito da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
– O resultado comprova que esses molhos estavam efetivamente contaminados por fungos e ovos de parasita, e, neste sentido, a resposta do IGP (…) é de que os alimentos contaminados não são adequados, porque podem estar associados a bactérias e produzir toxinas que são prejudiciais à saúde – declarou a delegada Jeiselaure de Souza, segundo informações do portal G1.
De acordo com ela, as amostras analisadas pelo IGP são de produtos provenientes de lotes, mercados e apresentações diferentes. Todas apresentaram a contaminação por fungos e ovos.
Contatada, a Fugini disse que não teve acesso aos laudos sobre o processo. A polícia colherá depoimento dos responsáveis pela empresa, que também é investigada por suposto crime contra as relações de consumo.
No final de março, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) chegou a proibir a empresa de atuar em razão de falhas graves no cumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF). Entretanto, a decisão acabou suspensa no mês de abril após a Fugini passar por uma reinspeção.