27.3 C
Manaus
22 de novembro de 2024
CidadeDestaques

Prefeitura de Manaus interdita depósito irregular de resíduos de saúde na zona Centro-Sul da cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), interditou, na tarde de quarta-feira, 24/5, um depósito clandestino de resíduos, localizado no bairro Flores, zona Centro-Sul da capital amazonense. Além do espaço não possuir as autorizações legais necessárias para funcionar como depósito, abrigava resíduos de saúde, como gazes e agulhas já utilizadas, medicamentos vencidos e produtos químicos, em condições inadequadas de armazenamento.

Após denúncia enviada à Visa Manaus sobre o local, a Gerência de Vigilância de Medicamentos realizou uma primeira fiscalização no depósito no dia 11/5, constatando a presença dos resíduos de saúde e outras irregularidades sanitárias, incluindo ausência de proteção adequada para os trabalhadores envolvidos na manipulação e transporte dos produtos, e problemas na própria estrutura do depósito, como ventilação insuficiente e falta de segmentação para os diferentes tipos de resíduos. Além disso, foi observada a ausência de espaços adequados para abrigar os produtos, como estruturas de concreto. Na ocasião, os fiscais da Gerência realizaram a interdição emergencial, em caráter liminar, do local.

Na ação desta quarta-feira, a Visa Manaus foi acompanhada por representantes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor da Polícia Civil (Decon), que apuraram outras possíveis infrações cometidas pela empresa responsável pelo depósito, que vinha operando irregularmente com coleta de resíduos.

“Também realizamos a interdição definitiva do espaço, para prevenir todos os riscos sanitários que o local vinha oferecendo a seus trabalhadores, além de evitar possíveis ameaças à saúde e bem-estar da população”, explica a gerente de Medicamentos, Marciléa Gonçalves.

Pelas infrações, a empresa está respondendo a um Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ 134,77, podendo também responder a sanções administrativas impostas pelos demais órgãos.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, disse que a ação é mais um esforço da Prefeitura de Manaus para assegurar a tranquilidade dos cidadãos. “A Vigilância municipal cumpre seu papel, mais uma vez, atuando de forma célere e firme para deter uma situação de grande risco potencial, tanto para os funcionários que vinham sendo expostos a resíduos de saúde contaminados, inclusive perfurocortantes, quanto para a população como um todo, que não irá receber um serviço de coleta de resíduos feito fora das recomendações mínimas de segurança sanitária”, afirma.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

Leia mais

Mauro Cid deixou mala arrumada e contas pagas com medo de prisão

Matheus Valadares

Advogada é presa com 10 quilos de cocaína na Invasão Celebridade, zona Norte de Manaus

Matheus Valadares

Prefeitura de Manaus homenageia 33 profissionais da educação na ‘Galeria de Honra 2024’ por projetos inovadores

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais