23.3 C
Manaus
13 de setembro de 2025
DestaquesEconomia

Governo cortará impostos para tentar baratear preços de carros

Carros novos em pátio de fábrica da General Motors em São José dos Campos (SP) 19/03/2020 REUTERS/Roosevelt Cassio

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou, nesta quinta-feira (25), medidas tributárias que o governo irá implementar para tentar baratear o preço dos carros no Brasil.

Após reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e representantes da indústria, Alckmin afirmou que a União promoverá um desconto por tempo limitado no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e no Programa de Integração Social/Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins).

De acordo com o ministro, essa redução vai possibilitar um desconto no valor dos carros que irá variar de 1,5% até 10,79%. Alckmin ponderou, contudo, que a Fazenda pediu 15 dias para estabelecer como se darão esses descontos. O impacto fiscal ainda não foi calculado, porque a duração da medida de incentivo ainda está em aberto.

Segundo Alckmin, os descontos abrangerão veículos com valor final de até R$ 120 mil e terão como base três fatores: o preço atual do veículo, a emissão de poluentes e a cadeia de produção.

No quesito preço, quanto mais barato for o carro, maior será o desconto tributário. Já nos poluentes, o ponto de avaliação será relacionado a quanto mais limpo for o motor e o processo produtivo. Por fim, na cadeia de produção, o desconto vai variar de acordo com a proporção de peças e acessórios do veículo que forem produzidos no Brasil.

Leia mais

VEJA: ‘Grauzeiro’ embriagado causa acidente fatal de trabalhador no Colônia Antônio Aleixo

Matheus Valadares

Real Madrid vence Real Sociedad com gol de Mbappé

Matheus Valadares

Famílias protestam por vigilantes presos por deter suspeito em Manacapuru

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!