Itália – Um pescador italiano capturou um bagre gigante e bateu o recorde mundial do maior peixe dessa espécie já fisgado, na última quarta-feira. De acordo com a imprensa da Itália, o animal pescado por Alessandro Biancardi, de 43 anos, tem 2,85 metros e supera o recorde anterior em quatro centímetros. O bagre foi devolvido às águas do Rio Pó, na província de Mântua, após finalizada a medição e registro.
A medição do peixe aconteceu diante de dez testemunhas e toda a documentação relativa à captura foi depois enviada para a International Game Fish Association (IGFA), que terá de formalizar o resultado. “Embora esse procedimento leve algum tempo, o que importa para nós é que nosso membro capturou o maior bagre de todos os tempos – recorde mundial de bagre!”, afirmou a equipe de pesca esportiva Madcat.
Biancardi usou as redes sociais para descrever seu feito. “Estou aqui para descrever com voz trêmula e olhos cheios de alegria, o que aconteceu há poucos dias, após 23 anos de muita pescaria”, escreveu o pescador nas redes sociais da Madcat.
“Tudo começou como um dia normal de pescaria, fui até o grande Rio Pó. Antes de sair verifiquei os nós, os ganchos, cada ligação, porque sou extremamente meticuloso. Sempre preciso ter 100% de certeza de que tudo está no lugar se um peixe dos sonhos decidir morder minha isca”, iniciou o pescador.
“Em silêncio me aproximei do primeiro ponto e depois de alguns lances chegou uma poderosa mordida, o peixe parou alguns segundos antes de iniciar uma luta muito complicada, entre fortes correntes e muitos obstáculos submersos. Eu calmamente consegui lutar contra o que eu sentia ser um peixe pré-histórico”, acrescentou.
Biancardi levou cerca de 40 minutos até que o peixe emergisse pela primeira vez. “Eu realmente percebi que fisguei um monstro, a adrenalina começou a bombear forte e o medo de perdê-lo quase me deixou em pânico, eu estava sozinho enfrentando o maior bagre que eu jamais visto em 23 anos”.
O pescador conseguiu levar o bagre gigante até águas rasas e, então, pôde imobilizá-lo com cordas. “Tinha certeza que o peixe que peguei era especial, mas nunca imaginei o que aconteceria a seguir quando medíssemos o peixe. Sob o olhar incrédulo de muitos pescadores, o medidor parou em 285 cm, era o novo bagre recorde mundial”.
O italiano ficou curioso sobre o peso do peixe, mas ficou com receio de estressar demais o espécime raro. A equipe da Madcat então decidiu soltá-lo com segurança de volta no Rio do Pó.
*O globo