23 de novembro de 2025
DestaquesPolítica

Câmara segue TSE e cassa mandato de Deltan Dallagnol

Imagem: Reprodução

Apesar das articulações de Deltan Dallagnol (Podemos-PR), a Mesa Diretora da Câmara decidiu na tarde desta 3ª feira (6.jun.2023) “referendar” a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de cassar o mandato do ex-procurador da Lava Jato.

Dallagnol esteve presencialmente na Casa mesmo depois da determinação da Corte Eleitoral de pôr fim ao seu mandato. A finalidade dele era convencer seus pares com assento na Mesa Diretora a restituir seu cargo.

Os ministros do Tribunal seguiram o voto do relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, que considerou que o deputado antecipou sua demissão do cargo de procurador no Paraná para evitar uma punição administrativas do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), a qual poderia torná-lo inelegível.

Caso o CNMP entendesse que Deltan havia cometido erros, a decisão poderia levá-lo a punições, o que resultaria na impossibilidade de concorrer a cargo eletivo. Com esse atenuante, o TSE entendeu que o ex-deputado tentou manobrar dispositivos legais para não sair prejudicado.

Segundo a Constituição, quando não for mais possível recorrer a nenhuma instância, no caso de inelegibilidade, o ex-congressista tem sua perda de mandato declarada pela Mesa Diretora da Casa.

 

Com informações do Poder 360***

Leia mais

Verstappen vence em Las Vegas e encosta em Norris após desclassificação da McLaren

Matheus Valadares

Trabalhador atingido por guindaste morre em hospital de Manaus

Matheus Valadares

Vídeo mostra Papai Noel pulando de guindaste para não ser esmagado

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!