26.3 C
Manaus
8 de outubro de 2025
DestaquesMundo

Revista francesa: “Magia” de Lula acabou após Maduro e Zelensky

A revista semanal francesa L’Express fez críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na edição desta semana após os episódios recentes de Lula envolvendo o ditador venezuelano Nicolás Maduro e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Logo no título da análise, a publicação escreveu que “a magia” do petista “não funciona mais”.

No texto, o veículo diz que a diplomacia sempre teve “grande prestígio devido ao seu profissionalismo e a uma reconhecida tradição de pragmatismo”, mas que hoje a “mágica” não funciona mais em razão de falas e atitudes de Lula na política internacional. A revista lembrou que o petista foi o único que, durante a Cúpula do G7 no Japão, não se levantou para cumprimentar Zelensky.

– Pouco antes [da Cúpula], em abril, ele [Lula] havia declarado na China que os Estados Unidos deveriam “parar de encorajar a guerra” entregando armas a Kiev. No processo, Lula recebeu com honras o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em Brasília – destacou a publicação.

Por fim, a revista destacou a recepção dada ao ditador venezuelano Nicolás Maduro por Lula, que classificou como “narrativa” as acusações de autoritarismo contra Maduro. A publicação reconheceu que o petróleo do país vizinho exige pragmatismo do Brasil, mas rechaçou o tratamento dado por Lula ao político, que é apontado como o responsável pelo êxodo de venezuelanos.

– Uma coisa é a arte da realpolitik [termo em alemão para política realista]; outra é se tornar o “dir’com” [diretor de comunicação] de um chefe de estado que atirou em milhares de estudantes, matou centenas e prendeu outros tantos oponentes (…). Em suma, Lula não é mais Lula – finaliza o texto.

Leia mais

Idoso desaparecido em área de mata é encontrado após três dias em Presidente Figueiredo

Matheus Valadares

Trump pede prisão de governador e prefeito democratas e ameaça enviar tropas a Chicago

Matheus Valadares

Vídeo mostra detento rebolando na “boca da garrafa” sob ordens de facção dentro de delegacia no AM

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!