Uma mulher palestina chamada Ubeida Shamali, de 34 anos, deu à luz a quadrigêmeos por meio de fertilização in vitro. O esperma utilizado no procedimento foi clandestinamente obtido do marido de Ubeida, que cumpre pena em uma prisão israelense há 15 anos. As informações são da agência de notícias France Presse.
O parto ocorreu há aproximadamente 45 dias no Hospital Makased, localizado em Jerusalém. Ubeida foi encaminhada para lá devido às complicações em sua gestação, e deu à luz prematuramente, aos 7 meses de gravidez.
Após o nascimento dos bebês, Ubeida retornou para sua cidade natal, Shajaya, na região de Gaza, conforme relatado por Najah Shamali, mãe do detento. Segundo ela, anteriormente, houve duas tentativas de fecundação in vitro.
“Meu filho, preso, teve a sorte de ter quadrigêmeos depois de enviar o esperma de maneira clandestina para fora da prisão”, disse ela, sem dar detalhes de como o esperma foi transportado.
O pai dos quadrigêmeos é Ahmad Shamali, de 37 anos. Ele cumpre pena na Prisão de Nafha desde 2008 por tentativa de assassinato, conforme informado pela administração penitenciária israelense.
De acordo com o Clube de Presos Palestinos, 122 crianças nasceram de espermas clandestinos que saem desde 2012 das prisões israelenses.