32.3 C
Manaus
19 de abril de 2025
DestaquesPolícia

Operação da PF contra o garimpo ilegal apreende joias de luxo de empresários em Manaus

Imagem: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (27) a Operação Jurupari, que combate o garimpo ilegal e sonegação de impostos. A operação, que também ocorre em outras cidades como Porto Velho (RO) e Ponta Grossa (PR), apreendeu joias de luxo de empresários em Manaus.

A operação mobiliza 20 policiais federais e 10 militares do Exército Brasileiro que cumprem três mandados de prisão preventiva e oito ordens judiciais de busca e apreensão expedidas pela 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária do Amazonas. Foi foi determinado o bloqueio de bens e valores das pessoas físicas e jurídicas investigadas e o sequestro de bens móveis e imóveis.

Iniciadas em outubro de 2020, as investigações constataram indícios de extensa rede de exploração ilegal de garimpo na região de Japurá, no Amazonas, e começaram a partir da prisão em flagrante de duas pessoas na cidade de Ji-Paraná, em Rondônia, quando tentavam transportar 60g de ouro em lingote, sem documentação comprobatória de origem lícita. O material estava avaliado em R$ 18,6 mil.

A PF também apurou que o responsável pela exploração ilegal utilizava várias empresas de metais para “esquentar” o ouro (lavagem de ativos). O homem usava sua esposa e uma empresa para a realização de transações ilegais do minério.

Militares lotados em Manaus envolvidos

Militares de alta patente recebiam dinheiro de empresa exportadora de ouro fruto do garimpo ilegal. De acordo com a PF, um tenente-coronel lotado em Manaus recebia uma mesada dos garimpeiros que atuam no Japurá, interior do Amazonas. O tenente ficava encarregado de repassar informações sobre as operações policiais na área e, em seguida, o dinheiro era depositado na conta da empresa de sua esposa.

Após um inquérito policial ser aberto, o tenente-coronel foi transferido da capital amazonense para Ponta-Gossa, interior do Paraná, entretanto, ele continuou repassando informações sobre as operações aos líderes do garimpo ilegal na região.

Devido um inquérito policial e para inibir a ação, o tenente-coronel foi transferido da capital amazonense para Ponta-Grossa, no interior do Paraná. No entanto, o militar continuava a repassar informações sobre as operações para os líderes do garimpo ilegal da região.

 

 

Leia mais

Manauara estreia na Série D 2025 neste sábado contra Independência-AC

Matheus Valadares

Cauã Reymond faz post com Bella Campos e seguidores falam em armação

Matheus Valadares

Rússia anuncia trégua de Páscoa na guerra com a Ucrânia

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!