27.3 C
Manaus
22 de novembro de 2024
CidadeDestaques

Maternidade Balbina Mestrinho terá número ampliado de leitos

A secretária de Estado de Saúde (Susam), Simone Papaiz, visitou, nesta quarta-feira (24/06), a Maternidade Balbina Mestrinho, que está com 30% do trabalho de ampliação da sua capacidade concluído. Com a ampliação, a unidade de saúde passará a ter 153 leitos, 19 a mais em relação ao quadro atual de capacidade, que é de 134.

O trabalho de ampliação deve ser concluído em aproximadamente quatro meses e o investimento em melhorias para a unidade de saúde faz parte da estratégia do Governo do Amazonas para contribuir com a otimização dos serviços ofertados à população de todo o estado.

A ampliação do atendimento, na maternidade, vai contemplar a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (Ucinco), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (Ucinca) e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

A titular da Susam, Simone Papaiz, destacou que o aumento no número de leitos é uma ação efetiva e necessária para a linha de cuidados da Rede Cegonha, além de reforçar o atendimentos às legislações no que diz respeito à humanização da ambiência das maternidades.

“As obras hoje estão com 30% de avanço e nós aproveitamos também para conversar com os pacientes para saber como é que está o atendimento; conversar com a equipe profissional; com a direção da unidade porque essa proximidade faz com que a gente seja mais assertivo no planejamento como um todo”, disse Papaiz.

A visita foi acompanhada pela secretária do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Kathlen Santos. Segundo a secretária, ações que promovem a qualidade de vida e contribuem para o fortalecimento das políticas públicas para mulheres, no Amazonas, têm atenção especial na atual gestão do Estado.

“O Fundo de Promoção Social tem como principal objetivo apoiar projetos que promovam a qualidade de vida da população amazonense e este Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNI) representa essa melhoria em nosso estado”, acrescentou Kathlen.

Atendimento – A comerciante Alrizinete Abtibol estava acompanhando a filha internada com um bebê prematuro de sete meses. Ela parabenizou o atendimento da maternidade e disse que os avanços estruturais irão contribuir ainda mais com a melhoria dos atendimentos.

“Eu estou achando maravilhoso, está tudo bem. Nós chegamos aqui, minha filha estava com dor, ninguém sabia a situação. Ela é de alto risco e quando o médico constatou isso, imediatamente tomou providência e fez uma cirurgia de emergência. Foi muito bem atendida e o parto foi maravilhoso”.

Leia mais

VÍDEO: Carreta pega fogo e outra tomba nas proximidades de Presidente Figueiredo

Matheus Valadares

Mauro Cid deixou mala arrumada e contas pagas com medo de prisão

Matheus Valadares

Advogada é presa com 10 quilos de cocaína na Invasão Celebridade, zona Norte de Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais