A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, no final da manhã desta terça-feira, 4/7, o reaterro da alça de acesso à avenida Ephigênio Salles, lateral do complexo viário Gilberto Mestrinho, conhecido por “rotatória do Coroado”. A obra será concluída ainda na tarde de hoje.
Cumprindo o prazo inicial estipulado pela pasta de conclusão da obra em até 24 horas, as equipes intensificam os trabalhos com o chamado “adensamento” do trecho. “Trouxemos um ‘caminhão-pipa’ para solidificar esse material em cimento e areia e deixar a base da via mais resistente, por isso chamamos de ‘adensar’”, explicou o superintendente da Seminf, Ítalo Oliveira, que vistoriou a obra.
O superintendente explicou, ainda, que os eletrodutos da concessionária de energia estavam obsoletos sob a via. No entanto, o material infiltrou e rompeu, o que ocasionou o afundamento da pista.
“Esperamos esse sinal da concessionária para prosseguir com os trabalhos. Eles nos repassaram a seguridade do local e que não havia, portanto, corrente elétrica no tubo. Tendo essa informação, a prefeitura, de imediato, cumprindo determinação do prefeito David Almeida e do secretário Renato Junior, iniciou a intervenção para sanar o problema e entregar a via de volta ao tráfego”.
O adensamento serve como preparo da base para receber recapeamento asfáltico. Ainda na tarde desta terça-feira, o trecho será asfaltado e a passagem de veículos, retomada. Uma caçamba de asfalto e um rolo compactador vão atuar na aplicação da massa asfáltica.