De janeiro a junho deste ano, foram registradas 5.184 denúncias por meio do Disque-181 Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Os dados representam um crescimento de 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Para o secretário executivo adjunto de Inteligência, delegado Rodrigo Torres, a confiança no trabalho das forças de segurança contribuiu para o aumento da participação da população no envio de informações.
A média mensal de denúncias também teve crescimento de 10% em relação aos registros de 2022. Só durante o mês de junho foram 985 denúncias de crimes como tráfico de entorpecentes, foragidos da Justiça, maus tratos de animais e crimes ambientais.
“A população vem demonstrando maior confiança e credibilidade nas denúncias realizadas, ligadas diretamente ao fato de que estamos realizando o levantamento de dados e posteriormente repassando para os agentes de segurança pública que irão atuar no caso, e por conseguinte, vem gerando aumento de significativo de prisões em flagrante, prisões preventivas e apreensões de diversos tipos de objetos ilícitos”, afirmou Torres.
Conforme o titular da Seai, Manaus, Manacapuru, Iranduba e Itacoatiara são os municípios que mais transmitem denúncias. Torres ressalta, ainda, que a ferramenta é confiável e o cidadão pode continuar denunciando práticas criminosas.
Cartilha do Disque Denúncia
Para mais informações sobre denúncias via 181, a Seai colocou à disposição da população uma cartilha. O documento pode ser acessado no site da SSP-AM
Qualquer cidadão está apto a realizar denúncia, basta seguir as instruções de atendimento via telefone. O serviço é gratuito, atende 24 horas e recebe todos os tipos de denúncias de forma anônima.