26.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
Cidade

Amazonas Energia e Águas de Manaus lideram ranking de reclamações de consumidores em 2019, diz Procon-AM

FOTO: DIVULGAÇÃO/PROCON-AM
FOTO: DIVULGAÇÃO/PROCON-AM

As concessionárias de energia elétrica e de distribuição de água lideram o ranking das empresas com o maior número de reclamações em 2019 no Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM).

Os dados compreendem o período entre janeiro e novembro deste ano. (o ranking pode ser acessado no link https://docs.google.com/spreadsheets/d/17hSQ2PLytwiiBkOy3ohSZhRy3GHE8Yr-kDGfs7si4sE)

A Amazonas Energia é a líder em reclamações, com 2.410 registros no atendimento geral do Procon-AM, o que sinaliza 21,98%, e 1.820 reclamações formalizadas (34,11%).

Em seguida, está a Águas de Manaus, com 1.365 (12,45%) queixas no órgão. Desse número, 886 reclamações foram formalizadas.

Empresas de telefonia, bancos, supermercados e lojas de eletroeletrônicos também figuram entre as mais citadas por consumidores ao longo do ano. As reclamações no atendimento gera compreendem denúncias via telefone, na sede do Procon-AM e nas redes sociais do órgão.

O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, aponta que, neste ano, houve um trabalho direcionado a essas empresas que figuram entre as mais reclamadas. Hoje, o órgão conta com postos de atendimentos tanto da Amazonas Energia quanto da Águas de Manaus.

“Atuamos diretamente, na fiscalização, notificação e cobrança das empresas, para que aumentem a cobertura e prestem um serviço de qualidade, sobretudo para o interior, que é mais carente. Estamos acompanhando os investimentos que as empresas estão fazendo para beneficiar o consumidor. Nos bancos, por exemplo, as fiscalizações são diárias. Estamos trabalhando políticas de orientação para evitar o superendividamento e combater as práticas abusivas praticadas pelas financeiras. Essa atuação direcionada para as empresas mais reclamadas surge do mapeamento das reclamações e objetiva combater as infrações que vem prejudicando o consumidor”, frisou.

Como denunciar

O consumidor que se sentir prejudicado pode realizar denúncia no Procon-AM por meio do número 0800 092 1512 ou pessoalmente, na sede do órgão, localizada na avenida André Araújo, 1.500, Aleixo (funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h ). O órgão recomenda que o consumidor tire prints e junte os documentos/imagens que comprovem as irregularidades.

Leia mais

Oportunidade: Sine Manaus divulga 320 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22)

Marcilon Souza

Feira do Panair é entregue totalmente revitalizada em Manaus

Marcilon Souza

Porto privativo oferece novas oportunidades de emprego em Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais