27.3 C
Manaus
31 de agosto de 2025
AmazonasDestaques

Rio Negro desce 14 centímetros no último fim de semana

O mês de julho, que começou com o nível do rio apresentando o efeito da vazante, começou a acelerar a queda do nível do rio nos últimos dias. Desde o dia 13 de julho, o nível do rio desce 4 ou 5 cm por dia. Só no último fim de semana, de sexta (22) para esta segunda-feira (25), o rio desceu 14 centímetros, chegando a 28,81 metros.

Entretanto, segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em Manaus, apesar da crescente descida o nível do rio continua acima da cota de inundação que é de 27,50 metros.

Mais de quatro mil famílias foram impactadas pela subida das águas, somando a zona rural, de acordo com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

 Operação Vazante

 No início do mês, a prefeitura de Manaus, por meio da Defesa Civil do municípios, começou a fazer a retirada de pontes de madeira no entorno do Centro por conta da descida das águas.

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), no dia 15 de julho, realizou a liberação da Rua Barão de São Domingos, uma das principais ruas do Centro de Manaus que sofre todos os anos com a cheia do rio Negro.

A rua estava interditada desde o dia 30 de maio, quando foram instaladas passarelas para a circulação de pedestres na região de intenso comércio. O local ficou intransitável por conta da subida das águas do rio Negro.

Leia mais

Curto-circuito provoca incêndio em residência no bairro Japiim

Matheus Valadares

Filho sob efeito da ‘nóia’ agride a própria mãe com vassaouradas em Manaus

Matheus Valadares

Flamengo e Grêmio empatam por 1 a 1 no Maracanã pela 22ª rodada do Brasileirão

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!