33.3 C
Manaus
22 de agosto de 2025
BrasilDestaques

Pernambuco aprova identidade “não binárie” no registro civil

O registro civil no estado de Pernambuco agora terá a opção “não binárie” referente ao sexo. A medida foi aprovada pela Defensoria Pública do estado, em decisão inédita, nesta terça-feira (14).

Foi deferido um pedido de retificação de registro civil de pessoa não-binária, ajuizado pelo Núcleo de Defesa e Promoção de Direitos Humanos.

Em 2022, a Justiça de Pernambuco já havia garantido a possibilidade de um marcador de gênero diverso do masculino ou feminino no registro civil. Agora, pela primeira vez, atribua o marcador “não binárie”.

– Essa decisão representa um avanço para a concretização de direitos das pessoas não binárias, ao reconhecer legalmente a auto identificação de gênero, inclusive sem a designação específica de masculino ou feminino, considerando o emprego da linguagem neutra – disse o Coordenador do Núcleo, Henrique da Fonte.

De acordo com o Núcleo de Defesa e Promoção de Direitos Humanos, a pasta seguirá acompanhando as demandas de pessoas não binárias. A notícia recebeu muitas críticas, inclusive de pessoas da comunidade LGBTQIA+.

– Com todo respeito, eu faço parte da comunidade LGBT+, mas esse papo de linguagem neutra não faz sentido!! – gostei um internauta em publicação no perfil da defensoria no Instagram.

– E na hora de apostar como fica? Vai por qual regra, já que não é H ou M ???? As situações estão transitórias, mas a sociedade não entende o reflexo disso tudo! – revolta-se outra usuária.

A postagem da Defensoria Pública acabou sendo palco para um intenso debate sobre o tema.

Leia mais

Dívida de R$ 10 mil levou casal a matar e carbonizar homem em Rio Preto da Eva

Matheus Valadares

Empresária amazonense denuncia Gabriela Spanic, da novela ‘A Usurpadora’, por agressão

Matheus Valadares

Jovem morre após reação alérgica durante tomografia em hospital de SC

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!