Papa Francisco pediu que seu papamóvel fosse convertido em uma clínica de saúde para crianças na Faixa de Gaza. A organização Caritas Jerusalém será responsável por realizar esse sonho. Assim, a iniciativa visa oferecer assistência médica às crianças vulneráveis da região.
O veículo foi usado pelo Papa na Terra Santa em 2014. Antes de falecer, ele doou o papamóvel à Caritas. Agora, ele será equipado com testes rápidos, kits de sutura, seringas, oxigênio, vacinas e uma geladeira para medicamentos. Além disso, uma equipe especializada e um motorista acompanharão a clínica móvel.
Dessa forma, a clínica atenderá jovens em emergências pelo território palestino. A região sofre com o colapso dos serviços de saúde, causado pelo conflito entre Israel e Hamas. A iniciativa começa assim que o corredor humanitário em Gaza for reaberto.
“Com esse veículo, podemos alcançar crianças que hoje não têm acesso a cuidados médicos. Crianças feridas e desnutridas precisarão de ajuda. Portanto, essa ação pode salvar vidas em meio ao colapso do sistema de saúde em Gaza”, afirmou Peter Brune, secretário-geral da Caritas Suécia.
Papa Francisco pede pelo fim da guerra
Desde 2023, o Papa tem pedido um cessar-fogo em Gaza. Durante o Domingo de Páscoa, ele reforçou seu desejo de paz, falando com milhares de fiéis. Além disso, Francisco pediu ajuda para as pessoas que estão com fome e desejam um futuro de esperança.
Segundo o Vaticano, o Papa ligava diariamente para a Igreja da Sagrada Família em Gaza. “Este veículo simboliza o amor, o cuidado e a proximidade demonstrados por Sua Santidade aos mais vulneráveis durante toda a crise”, disse Anton Asfar, secretário-geral da Caritas Jerusalém.
Em síntese, essa iniciativa demonstra solidariedade e esperança, reforçando a importância da ajuda humanitária em momentos de crise.