1 de abril de 2025
DestaquesPolítica

Abdala Fraxe xinga vereador de Nhamundá durante sessão na tribuna da Aleam

Deputado Abdala Fraxe e vereador José Luiz Rodrigues de Brito trocam acusações sobre reabertura do matadouro municipal

FOTO/REPRODUÇÃO

Na sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) desta terça-feira (18), um embate acirrado ocorreu entre o deputado estadual Abdala Fraxe (Avante) e o vereador de Nhamundá, José Luiz Rodrigues de Brito. Fraxe chamou o vereador de “Pinóquio”, “ventríloquo”, “Zé Ruela”, e contestou as alegações de falta de recursos para a reabertura do matadouro municipal.

O matadouro de Nhamundá sofreu interdição após a fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). As razões foram questões sanitárias e de segurança. Durante a sessão, Fraxe questionou a credibilidade das denúncias de Zé Luiz. Ele afirmou: “Foi aberto um espaço para um vereador daquele município para falar besteira e inverdades sobre a administração da prefeita Marina em relação ao matadouro”.

Vereador “pinóquio” e “zé ruela”

Fraxe alegou que os recursos para a reabertura do matadouro foram, de fato, destinados pelo governo do estado. Ele também afirmou que a obra para a reforma e reativação deveria estar em andamento. “Esse vereador é um Pinóquio, um ventríloquo, um Zé Ruela. Os recursos tiveram destinação.”, disse Fraxe, enfatizando a responsabilidade da gestão municipal em dar seguimento às obras necessárias.

O conflito começou na semana anterior, quando Zé Luiz, acompanhado do deputado estadual Sinésio Campos (PT), usou a tribuna da ALEAM para denunciar a paralisação do matadouro. O vereador afirmou que a prefeita reeleita de Nhamundá, Marina Pandolfo (União Brasil), alegou falta de recursos para a reativação do local. Ele destacou que a paralisação do matadouro prejudica a economia do município. Os açougueiros têm que comprar carne de outras regiões para atender à demanda.

Zé Luiz declarou: “A promotora fechou e a prefeita diz que não tem emenda, não tem recurso para fazer o matadouro”. Ele apelou ao apoio dos deputados estaduais para resolver a situação. O vereador enfatizou que a falta de um matadouro em funcionamento tem consequências graves para a população e para o comércio local.

 

 

Leia mais

VÍDEO: Policial e motorista de apliticativo sequestram empresário no bairro Flores

Matheus Valadares

Amazonas enfrenta o Nacional na final do Barezão 2025

Matheus Valadares

Petrobras comprará R$ 450 milhões em créditos de carbono na Amazônia

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!