16 de fevereiro de 2026
BrasilDestaques

Acadêmicos de Niterói homenageia Lula no Carnaval do Rio e gera debate jurídico

Foto 1: Folha de São Paulo / Foto 2: Leo Franco - AgNews

A escola de samba Acadêmicos de Niterói abriu, neste domingo (15), a primeira noite do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Este ano, eles homenagearam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A escolha do tema provocou controvérsia antes mesmo de a escola entrar na avenida. Representações foram protocoladas no Ministério Público, no Tribunal de Contas da União (TCU), além de ações na Justiça comum e na Justiça Eleitoral, na tentativa de impedir o desfile.

O principal argumento apresentado é que a homenagem poderia configurar propaganda eleitoral antecipada, já que Lula diputará as eleições presidenciais em outubro.Todavia, a legislação brasiliera só permite a propaganda eleitoral a partir de 16 de agosto.

Especialistas divergem sobre a interpretação. O advogado eleitoral Guilherme Barcelos avalia que o desfile pode caracterizar irregularidade. Já Fernando Neisser, professor de Direito Eleitoral da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), entende que não há elementos suficientes para enquadrar o enredo como propaganda.

A oposição também reagiu publicamente. A ex-primeira-dama Michele Bolsonaro publicou em suas redes sociais uma imagem de alegoria que representa Jair Bolsonaro preso. Assim, ela ironizou o atual presidente, afirmando que a Justiça condenou Lula por corrupção.

Já o senador Flávio Bolsonaro (PL) divulgou um vídeo com um samba crítico ao petista e mencionou a criação de um “Bloco do Lulaladrão”.

Enquanto o debate jurídico e político se intensifica fora da avenida, a escola mantém o desfile programado, e o enredo será apresentado normalmente ao público na Sapucaí.

Leia mais

Jojo Todynho nega ter sido barrada em trio de Bell Marques no Carnaval de Salvador

Matheus Valadares

Motociclista morre após colidir contra poste na avenida Max Teixeira

Matheus Valadares

Flamengo vence o Botafogo e encara o Madureira na semifinal do Carioca

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!