29.3 C
Manaus
25 de junho de 2024
CidadeDestaques

Ação educativa da Prefeitura alerta para excesso de velocidade

Graziela Marçal / IMMU

Blitz educativa realizada nesta sexta-feira, 14/6, pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), abordou condutores de veículos na avenida do Turismo, bairro Tarumã, zona Oeste da capital, para conscientizá-los sobre os riscos de alta velocidade naquela via e ainda alertar os motoristas sobre a implantação de radares para evitar acidentes na avenida.

Durante a ação, educadores do IMMU conversaram com motoristas, distribuíram material gráfico e orientaram os motoristas quanto à importância de respeitar os limites e velocidade.

Moradores nas imediações e pedestres que transitam pelo local elogiaram a instalação dos equipamentos de fiscalização eletrônica.

A geóloga Patrícia Leme de Souza, 40 anos, trafega pela avenida do Turismo e conta que já testemunhou acidentes causados por excesso de velocidade. “Moro aqui já há cinco anos e vi alguns acidentes graves, justamente devido à alta velocidade. Eu acredito que a instalação dos radares é um ponto positivo, porque vai inibir excesso de velocidade nessa área e os acidentes”, disse.

O autônomo Robert Santos, 56 anos, afirmou que passa todos os dias pela via e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Manaus. “Eu acho bom aqui, pelo menos educa mais esses motoristas sem educação, que não respeitam os pedestres, que não respeitam o limite de velocidade. Aqui sempre tem acidentes. Na semana passada morreu um motoqueiro aqui perto. Tem gente pensando que pode ‘voar’ nessa avenida”, opinou o morador do bairro Santa Etelvina, que trabalha próximo à avenida do Turismo.

O educador de Trânsito do IMMU, Werrison Freitas, explicou como ocorreu a ação. “Esta é uma das vias com alto índice de sinistro de trânsito, por isto estamos aqui para orientar o condutor sobre o funcionamento dos radares, ainda em caráter experimental. A educação de trânsito do Instituto está aqui nesse dia com uma ação de orientação, porque a gente sabe que orientando o condutor teremos um trânsito mais humano”, destacou Freitas.

Durante os primeiros 90 dias de funcionamento, os radares atuarão de forma educativa, orientando os condutores sobre a presença dos redutores de velocidade nos locais instalados. Placas de sinalização já foram colocadas para informar sobre a velocidade permitida e a presença dos equipamentos. Após esse período de educação, que tem como objetivo conscientizar os motoristas, haverá notificação aos condutores que circulam acima da velocidade permitida na via.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações integradas do IMMU para melhorar a mobilidade urbana e a segurança no trânsito em Manaus.

Leia mais

Pacheco: decisão do STF sobre maconha invade competência do Congresso

Matheus Valadares

Corpo de homem com marcas de tiros é encontrado em área de mata no Jorge Teixeira

Marcilon Souza

STF descriminaliza porte de maconha para uso pessoal

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais