Na manhã desta terça-feira, 7, um adolescente de 16 anos invadiu a Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, localizada em Estação, no norte do Rio Grande do Sul, e atacou alunos e uma professora com facadas. Durante o ataque, Vitor André Kungel Gambirazi, de apenas 9 anos, sofreu um ferimento fatal. A informação veio através da Prefeitura do município.
Primeiramente, o agressor, que é ex-aluno da escola, utilizou bombinhas caseiras para criar pânico e facilitar o ataque. A unidade escolar atende cerca de 150 estudantes, a maioria entre 7 e 8 anos, alunos do 3º ano do ensino fundamental.
De acordo com o prefeito Geverson Zimmermann, o jovem entrou pela porta da frente da escola, alegando que estava ali para entregar um currículo. Posteriormente, ele lançou minutos depois algumas bombinhas no corredor e invadiu uma das salas de aula, onde esfaqueou ao menos três crianças e uma professora.
“Ele jogou as bombinhas para assustar as crianças e entrou na sala. Duas crianças tiveram ferimentos na cabeça”, afirmou Zimmermann em entrevista à rádio local.
Populares imobilizaram o autor do ataque antes da chegada da Polícia Militar, que o prendeu em flagrante. Ademais, o prefeito esclareceu que jovem é conhecido na cidade, que tem aproximadamente 6 mil habitantes, e recebia acompanhamento psicológico.
-
O Samu encaminhou as crianças ao Hospital São Roque, no município de Getúlio Vargas.
-
Já a professora foi levada ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim.
A motivação do crime ainda é desconhecida, e as investigações estão em andamento.
Aulas suspensas em toda a rede municipal
Em nota oficial divulgada nas redes sociais, a Prefeitura de Estação informou que todas as escolas da rede municipal terão as aulas suspensas por tempo indeterminado, como medida de respeito e segurança.
“Estamos com toda a nossa equipe mobilizada, prestando apoio e assistência contínuos às famílias e à comunidade escolar neste período difícil”, declarou a prefeitura.