11 de setembro de 2025
DestaquesPolícia

Adolescente que contraiu HIV do padrasto foi estuprada durante oito meses, diz a polícia

O casal responderá por estupro de vulnerável e omissão de socorro

Delegada Juliana Tuma | FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM

A Polícia Civil realizou nesta quinta-feira (11) a prisão de uma mulher de 39 anos e de um homem de 33 anos, suspeitos de praticar estupro de vulnerável contra uma adolescente de 14 anos. Os suspeitos são a mãe e o padrasto da vítima, sendo que o homem também foi responsável por transmitir uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

De acordo com a delegada Juliana Tuma, as investigações tiveram início há aproximadamente uma semana após denúncia da equipe da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A vítima só conseguiu relatar o abuso após buscar ajuda na comunidade. Lá, a encaminharam a uma unidade de saúde e houve a confirmação do diagnóstico para IST, sendo o padrasto apontado como transmissor.

Durante o atendimento psicossocial e escuta especializada, a adolescente revelou que o homem lhe abusou por cerca de oito meses, além de sofrer ameaças e de ter sua mãe, supostamente, conivente com os abusos. A vítima também relatou que sua mãe desacreditou suas alegações, acusando-a de mentir e de querer um relacionamento com o abusador.

Mãe consentiu

Todavia, as investigações apontaram que o ex-padrasto já abusou da adolescente quando ela tinha entre 6 e 11 anos. À época, a mãe tinha conhecimento dos fatos e tentou persuadi-la para mudar seu depoimento. Ademais, como se não bastasse o estupro do ex-padrasto, a jovem também revelou que sofreu abuso do próprio irmão.

O ato aconteceu quando ele era menor de idade e está sob investigação da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

Diante da gravidade do caso, foram expedidos mandados de prisão preventiva para o padrasto e a mãe, que foram detidos na comunidade São Sebastião, na Rodovia AM-010. Os procedimentos referente ao primeiro padrasto, ocorrido em 2021, já estavam em andamento na Justiça.

Portanto, a delegada destaca que a adolescente está sob cuidados de familiares, recebendo atendimento médico, psicológico e acompanhamento da rede de proteção social.

Procedimentos e responsabilizações

Por fim, o casal responderá por estupro de vulnerável e omissão de socorro. Ambos permanecem à disposição da Justiça para os devidos procedimentos legais.

 

Leia mais

CM7 Brasil inaugura sede internacional em Orlando e fortalece conexão com brasileiros nos EUA

Matheus Valadares

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

Matheus Valadares

Bolsa brasileira dispara e registra recorde histórico após decisão do STF contra Bolsonaro

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!