Ageman determina suspensão de cortes no abastecimento de água
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) determinou, nesta terça-feira (1º/4), que a concessionária Águas de Manaus suspenda temporariamente os cortes no abastecimento de água por inadimplência. Dessa forma, a medida beneficia os moradores do residencial Viver Melhor, no bairro Lago Azul, na zona Norte da capital.
Decisão considera irregularidades no fornecimento
O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, assinou o ofício que formaliza a decisão. No documento, ele explica que a medida leva em conta os impactos causados pela falta de regularidade no fornecimento de água na região. Portanto, a concessionária deve manter o serviço ativo, mesmo em casos de inadimplência, até que a Ageman comprove a normalização do abastecimento.
Além disso, Elson Andrade ressaltou que “a determinação visa resguardar o direito dos moradores ao acesso contínuo à água, um serviço essencial, especialmente enquanto houver irregularidades no fornecimento”.
Se a concessionária descumprir a decisão, a Ageman poderá abrir um procedimento sancionatório.
Intervenções para garantir o abastecimento
Nos últimos 15 dias, a Ageman tem acompanhado de perto as diversas intervenções que a Águas de Manaus realiza na localidade. Entretanto, a presença de áreas irregulares próximas à comunidade Monte Horebe vem desviando parte do abastecimento. Como consequência, os moradores das etapas 1 e 2 do Viver Melhor enfrentam dificuldades para receber água 24 horas por dia.
Diante desse cenário, a Ageman solicitou medidas emergenciais. Assim, carros-pipa abastecem a região diariamente. Além disso, técnicos instalaram dois reservatórios de 25 mil litros cada e uma bomba para direcionar a água diretamente para a rede. Dessa forma, os moradores do bloco 360 conseguem receber água em seus imóveis sem precisar carregar baldes.
Soluções de longo prazo
Enquanto isso, a concessionária trabalha na perfuração de um novo poço e na construção de uma extensão de rede de 1,3 quilômetro. Essa obra reforçará o abastecimento na região e ajudará a evitar novos problemas no futuro.
O residencial Viver Melhor foi inaugurado entre 2012 e 2013 sem reservatórios nos blocos. Como os prédios possuem quatro andares, essa falta de estrutura dificulta o armazenamento de água pelos moradores.
Fiscalização contínua
Diante da situação, a Ageman continua fiscalizando a região e realizando vistorias constantes no conjunto.