32.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
CidadeDestaques

Ageman aplica novas multas à concessionária Águas de Manaus por falhas na recomposição asfáltica

Ageman aplica multas à Águas de Manaus

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) aplicou, na quarta-feira, 19/3, duas novas multas à empresa Águas de Manaus. A penalidade ocorreu devido à má qualidade do recapeamento asfáltico em vias com novas redes de esgotamento sanitário. As multas somam R$ 511,5 mil.

Problemas identificados durante vistorias

Os técnicos da Ageman emitiram os autos de infração após vistorias nos bairros Adrianópolis, na zona Centro-Sul, e Lírio do Vale, na zona Centro-Oeste. Eles identificaram problemas nesses locais.

No final de fevereiro, a Ageman notificou a concessionária para corrigir as irregularidades apontadas. No entanto, a empresa não realizou os reparos, prejudicando a fluidez do trânsito em ruas e avenidas importantes da cidade.

Nos bairros Lírio do Vale e Adrianópolis, a Ageman constatou mais de 15 ruas com irregularidades. Os principais problemas incluem fissuras no asfalto, ausência de recomposição adequada e afundamento do solo.

Multas anteriores por irregularidades

Na semana passada, a Ageman já havia multado a concessionária pelo mesmo motivo em outras regiões. Entre elas estão os bairros São Jorge, na zona Oeste, Cidade Nova e o conjunto Oswaldo Frota, ambos na zona Norte.

Declaração do diretor-presidente da Ageman

“Estamos fiscalizando diariamente a implantação das redes de esgoto e os reparos em vazamentos. Se a empresa não executar os serviços com qualidade, nós a notificaremos e multaremos. A excelência na prestação do serviço é uma exigência do contrato de concessão”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade.

Exigências da Ageman para evitar retrabalhos

A Ageman exige que a Águas de Manaus realize uma fiscalização mais rigorosa e um monitoramento contínuo. O objetivo é evitar retrabalhos e custos adicionais. As obras devem seguir os padrões do “Manual de Procedimentos para Recuperação das Vias”, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

“Não queremos que a empresa refaça o serviço várias vezes, pois isso impacta a mobilidade urbana. Buscamos a execução de um serviço de qualidade na primeira intervenção, evitando transtornos para motoristas e moradores”, reforçou Elson Andrade.

Prazos para pagamento ou recurso

A concessionária tem 30 dias para pagar a multa ou 15 dias para apresentar recurso administrativo.

Leia mais

Adolescente ataca alunos com facadas e deixa criança morta no Rio Grande do Sul

Matheus Valadares

Operação da Polícia Civil recupera em Coari e Manacapuru 32 motos roubadas

Matheus Valadares

Amiga de produtor que estava no avião com Marília Mendonça expõe dona Ruth

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!