16 de setembro de 2025
AmazonasDestaques

Agenda cultural celebra semana da Consciência Negra e circuito natalino

Foto: Divulgação

A agenda cultural desta semana, nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem celebração do Dia Nacional da Consciência Negra, além do circuito natalino, espetáculo do ateliê 23, estreia da exposição Amyipaguana e a Orquestra de Violões do sarau no hall do Teatro Amazonas.

O Balé Folclórico do Amazonas leva a programação do Circuito Natalino, com o espetáculo “Cristo Ribeirinho”, a dois locais, nesta semana. Na terça-feira (19/11), o evento será no Parque Municipal do Idoso, localizado na rua Rio Mar, 1.324, bairro Nossa Sra. das Graças; e na quinta-feira (21/11), será a vez da Escola Estadual Bom Pastor, situada na rua São Marcos, 11, no bairro Crespo. Nos dois dias, o evento terá início às 10h.

O enredo da dança se desenvolve em uma pequena comunidade às margens do rio Amazonas. A cada nascer do dia, a simplicidade da natureza resplandece, e junto a esperança e o tempo de renovação para o ribeirinho. Eis que surge, no sopro do vento, uma mensagem de boas novas: um curumim iluminado nasceu para libertar o pecado do mundo. Então, os ribeirinhos partem em uma grande peregrinação em busca desse pequeno ser iluminado. Ao longe, encontram um tapiri, e lá está o curumim deitado em uma rede a brincar. Uma grande festa celebra a sua chegada. Com classificação livre e entrada franca.

Espetáculo Sebastião

De volta a Manaus, após a participação no Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, o Ateliê 23 apresenta o espetáculo “Sebastião”, em sessão especial na terça e quinta-feira (19 e 21/11), às 20h, no Teatro Gebes Medeiros (avenida Eduardo Ribeiro, 938, Centro).

Em cena, com direção de Taciano Soares e Eric Lima, sete drag queens trazem memórias da década de 70, inspiradas no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca.

A partir da metáfora da vida de São Sebastião, a montagem conta com as personagens Sebastiane, Lady Sinty, Little Drag, Vênus, Angel, Carmencita e Chica, que performam, cantam e compartilham experiências como homens gays. Tudo acontece dentro do Bar da Patrícia, o primeiro refúgio gay em Manaus, durante a ditadura militar.

Os bilhetes para as sessões estão disponíveis a R$60 (inteira) e R$30 (meia-entrada), no Instagram (@atelie23) e no site (shopingressos.com.br). A classificação é de 18 anos.

Circuito Reggae

O Circuito Reggae Amazonas está de volta aos palcos com um evento nesta quarta-feira (20/11), às 15h, Dia Nacional da Consciência Negra, na Praça do Congresso, no Centro de Manaus.

 

Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o evento está retomando as atividades para fortalecer o reggae e suas raízes na cidade de Manaus. A ideia é vivenciar um dia de música, resistência e valorização da cultura negra, junto com o melhor da nossa comunidade reggae.

 

Mais atrações

Nesta quarta-feira (20/11), a partir das 15h, em celebração ao Dia da Consciência Negra, a Humilitas Produções vai apresentar palestras, rodas de conversas e muitas atrações para o público refletir e também se divertir. O evento ocorre na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia). Entrada gratuita.

 

Exposição Amyipaguana

Em comemoração ao Dia da Consciência negra, a exposição “Amyipaguana Ancestralidade Presente”, como parte da programação da quarta edição da Mostra Amyipaguana, estreia no Centro Cultural Palácio Rio Negro e fica em cartaz de 21 de novembro a 31 de dezembro.

 

As obras, com a temática da Cultura Negra, envolvem 12 fotógrafos, sendo duas fotos de cada profissional, com fotografia impressa em preto e branco. Os fotógrafos envolvidos são: Alberto César Araújo, Bruno Kelly, Michael Dantas, Phil Limma, Pedro Marinho, Raphael Alves, Selma Carvalho, Mariana Rebouças, Adriana de Lima, Michell Mello, Ricardo Balby e Clíssia Monteiro.

 

A programação completa pode ser encontrada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam)

Mostra de Dança

Na sexta-feira (22/11), às 14h, o palco do Teatro da Instalação vai brilhar com as apresentações dos espetáculos “Transfiguração” e “Rua” da Cia Fragmento de Rua. A noite promete uma imersão na dança e na arte por meio de reflexões que vão emocionar e inspirar o público.

“Rua” explora as dinâmicas do cotidiano urbano, trazendo à cena histórias e emoções que emergem do encontro entre corpos, espaços e a vivência da cidade.

E “Transfiguração” desafia regras e padrões impostos pela sociedade, convidando o público a refletir sobre a liberdade e a transformação. O evento tem classificação livre e entrada franca.

Sarau no Hall

Na sexta-feira (22/11), às 16h, a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) apresenta um “Sarau no Hall – Ovam no Hall”, no icônico Teatro Amazonas. O Hall do Teatro será o cenário de uma apresentação do Quarteto da Ovam. Com um repertório diversificado, a apresentação será uma oportunidade de apreciar arranjos envolventes, demonstrando a versatilidade da música brasileira.

O repertório musical inclui os sucessos: Chega de Saudade (Tom Jobim); Sanfona Sentida (Luiz Gonzaga); Deixa a vida me levar (Zeca Pagodinho); Tá escrito (Gilson Bernini e Xande de Pilares). O evento tem classificação etária livre, e os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e no site shopingressos.com.br.

Endereços

Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião – Centro;

Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro;

Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube);

Centro Cultural Palácio Rio Negro, Avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro;

Praça Heliodoro Balbi (da Polícia) – Avenida Sete de Setembro, s/n, Centro;

Praça Antônio Bittencourt (do Congresso) – Avenida Ramos Ferreira, s/n, Centro.

Com informações da assessoria

Leia mais

Casal assalta academia e bandido morre após colisão no bairro Alvorada

Matheus Valadares

Três carros colidem e causam congestionamento no bairro Adrianópolis

Matheus Valadares

Vídeo mostra acidente fatal de motociclista por app no Armando Mendes

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!