O fazendeiro e influenciador digital Agenor Tupinambá, de 23 anos, postou nesta quinta-feira (27) a última foto de despedida com a sua companheira “Filó”, uma capivara que ficou conhecida nacionalmente após o jovem de Autazes, interior do Amazonas, postar nas redes sociais sua rotina com o animal. O mamífero foi entregue ao Ibama e Agenor ainda deverá pagar a multa ao Instituto.
O transporte de avião contou com o apoio da deputada Joana Darc, que prestou apoio jurídico e logístico ao influenciador. “Filó” foi conduzida por agentes do Ibama ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), e um trabalho será desenvolvido para que ela seja reintegrada ao seu habitat natural.
Ao G1, Agenor explicou que a opção pelo voo foi a melhor alternativa, pois os agentes não conseguiriam chegar até onde o mamífero estava, e uma viagem de carro seria muito estressante para o animal.
Uma “vaquinha” online será montada nos próximos dias para Agenor pagar a multa de R$ 17 mil reais ao Ibama.
“Essa decisão dolorosa é pelo bem dela, ainda que isso me custe não ver mais seus pulinhos pra nadar e sua carinha comendo capim. E de tantos lugares para a Filó estar, o seu verdadeiro habitat natural é o meu coração e de lá ninguém arranca”, escreveu Tupinambá.