30.3 C
Manaus
30 de julho de 2025
DestaquesMundo

Água na atmosfera de planeta quente como Vênus é encontrada pelo telescópio Hubble

Pierre-Alexis Roy liderou um estudo através do telescópio Hubble e parece ter encontrado água na atmosfera de GJ 9827d, um pequeno planeta a 100 anos-luz de nós. Este mundo tem cerca de duas vezes o diâmetro da Terra, sendo o menor mundo onde já houve detecção de água.

No entanto, os autores estimam que a temperatura em sua superfície é de 800 ºC, tão quente quanto aquela na superfície de Vênus. E é aqui que entra um mistério sobre este mundo: ainda não está claro se este é um mundo com atmosfera expandida, onde há presença de água, ou se o composto é o principal em suas camadas atmosféricas.

“Qualquer resultado seria empolgante, seja o vapor d’água dominante ou apenas uma pequena espécie em uma atmosfera rica em hidrogênio”, observou Roy. Se a água for parte de uma atmosfera espessa de vapor, então é possível que o planeta tenha se formado mais longe da sua estrela, e teria migrado depois para a posição em que foi visto.

Este é apenas um de três planetas parecidos com a Terra na órbita desta estrela, que parece ter cerca de seis bilhões de anos. “A descoberta de água em GJ 9827d é empolgante, porque este é o menor planeta em que já detectamos uma atmosfera”, explicou Laura Kreidberg, membro da equipe que fez a descoberta.

De qualquer forma, os dados de GJ 9827d obtidos com o Hubble marcaram o exoplaneta como um alvo para novas análises com o telescópio James Webb, que pode revelar mais sobre sua atmosfera e composição. “As observações estão em andamento, e vamos ter mais respostas em breve!”, acrescentou Kreidberg.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista The Astrophysical Journal Letters.

Leia mais

Árbitros amazonenses participam de treinamento nacional promovido pela CBF

Matheus Valadares

VEJA: Homem executado no ramal do Caveira levou mais de 20 tiros

Matheus Valadares

Adolescente desaparecida em Manaus é encontrada morta com sinais de espancamento

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!