A Águas de Manaus vai executar, nesta terça-feira (29), uma ampla intervenção no Complexo de Produção de Água Ponta do Ismael (PDI), localizado no bairro Compensa. A ação inclui 35 atividades preventivas, como manutenções elétricas e mecânicas no sistema de produção e distribuição, além de interligações, trocas de registros e reparos em redes de grande porte. Com essas medidas, a concessionária pretende reforçar a qualidade dos serviços, especialmente durante o Verão Amazônico. Os trabalhos ocorrerão das 5h às 17h.
Entre os serviços planejados, as equipes vão realizar a manutenção de uma rede de 500 mm na Avenida Max Teixeira, no bairro Cidade Nova (próximo ao restaurante Bom Prato, no sentido bairro/Centro). Para garantir a segurança da operação, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) fará o bloqueio de uma das faixas da via.
Além disso, os técnicos vão substituir uma válvula de 150 mm entre a Rua São Luiz e a Avenida Mário Ypiranga, próximo ao edifício The Office. Essa intervenção acontecerá na calçada, sem necessidade de interditar as vias. A Águas de Manaus também vai substituir válvulas nos reservatórios dos bairros Coroado e Mocó.
“Como essas ações exigem o desligamento do sistema, aproveitamos a parada programada no PDI para incluir todas elas na operação desta terça-feira. Com isso, antecipamos nossa preparação para o Verão Amazônico, período em que aumenta o consumo e a produção de água”, explicou Jessica Candeia, gerente de Operações da empresa.
Abastecimento retorna de forma gradual
Por volta das 17h, as equipes vão religar as estações de tratamento. A água começará a retornar de forma gradativa, chegando primeiro às regiões centrais e aos bairros mais próximos do PDI. Em seguida, as áreas mais elevadas também receberão o abastecimento. A previsão é de que o fornecimento esteja completamente normalizado em até 48 horas.
Recomendação à população
Para minimizar os impactos no dia a dia, a Águas de Manaus orienta os moradores das áreas afetadas a reservarem água com antecedência. A empresa também recomenda o uso consciente do recurso, priorizando o consumo humano e as atividades essenciais. Por isso, indica-se tomar banhos curtos e evitar lavar roupas ou veículos durante o período.
Além disso, a concessionária vai mobilizar equipes com carros-pipa para abastecer hospitais, Unidades Básicas de Saúde e escolas nas áreas atendidas.
A Águas de Manaus agradece a compreensão da população. Em caso de emergências, os clientes podem acionar a empresa por meio dos canais de atendimento: 0800-092-0195 (WhatsApp e SAC) e www.aguasdemanaus.com.br.