11 de setembro de 2025
CidadeDestaques

Aleam aprova PL que proíbe a apreensão de veículos por débitos de IPVA pelo Detran-AM

A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou o Projeto de Lei nº 241/2019 que proíbe a apreensão de veículos por débitos do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) em operações do Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas). A iniciativa é do deputado Wilker Barreto (sem partido).

De acordo com o PL, o Estado não pode levar o veículo como forma de cobrar quem estiver em débito com o tributo, conforme artigo 150, Inciso IV, da Constituição Federal. A medida configura meio coercitivo abusiva e considerada ilegal e inadmissível pelo STF (Supremo Tribunal Federal). “Em matéria de imposto, você não pode apreender bens para obrigar a cobrança, salvo todo um processo administrativo judicial. Nós não estamos isentando o IPVA, mas se esta moda pega, quando você estiver com atraso de IPTU, você não entra em casa”, diz o deputado.

Barreto afirma que a não apreensão do veículo não isenta as dívidas de IPVA e diferenciou a cobrança do imposto da taxa de licenciamento anual. “O que libera o veículo para rodar é o licenciamento, o IPVA é o imposto. O que não pode é você, por motivos de dívidas, estar com seu IPVA em atraso, não ter o seu nome na dívida ativa, não ser notificado e ter o seu veículo recolhido ao parqueamento”.

Leia o Projeto de Lei nº 241/2019 completo AQUI.

Leia mais

Suspeito de roubo finge morte para escapar de linchamento no bairro Praça 14

Matheus Valadares

Declaração de Petro sobre drogas causa reação de deputados na Aleam

Matheus Valadares

Padrasto é preso por abusar enteada com conivência da mãe e transmitir HIV

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!