Uma onda de calor excepcional atingirá grande parte do Brasil nos próximos dias com temperaturas que devem quebrar recordes para o mês de setembro e, talvez, em números absolutos; é o que adverte a MetSul Meteorologia.
De acordo com a MetSul, a previsão é de que o calor extremo chegue ao país neste fim de semana ou até o início da semana que vem.
A massa de ar quente vai produzir temperaturas acima de 40ºC em estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.
Mas a situação térmica deve ser pior no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas devem atingir marcas extremas entre 43º a 45º.
No Amazonas, a massa de ar quente deve fazer a temperatura subir e alcançar até 45°, sem levar em consideração a sensação térmica, que pode ultrapassar os 50º.
Manaus e os demais municípios já têm registrado temperaturas recordes dia após dia nos últimos meses, mas a situação pode ficar ainda pior.
Segundo os meteorologistas, ondas de calor como essas atingem com mais frequência países europeus, alguns registram mortes em 2022. No Brasil, essa é a primeira vez que o fenômeno é registrado nessa intensidade.
Diante disso, o alerta de perigo é alto e as autoridades recomendam que as pessoas tenham cuidado redobrado com a hidratação e tentem não se expor a ambientes ensolarados, mas se puderem se mantenham em espaços refrigerados.