33.3 C
Manaus
22 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

Alexandre Ramagem é suspeito de utilizar software da Abin para espionagem, diz PF

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), está entre os 21 mandados de busca e apreensão feitos pela Polícia Federal na manhã de hoje (25). Ramagem era diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

A Operação Vigilância Aproximada investiga organização criminosa que se instalou na Abin para monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas, especialmente opositores. Segundo as investigações, o grupo usava ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis sem a devida autorização judicial.

A operação é uma continuação das investigações da Operação Última Milha, deflagrada em outubro do ano passado. Entre as medidas cautelares diversas da prisão estão a suspensão imediata do exercício das funções públicas de sete policiais federais.

“As provas obtidas a partir das diligências executadas pela Polícia Federal à época indicam que o grupo criminoso criou uma estrutura paralela na Abin e utilizou ferramentas e serviços daquela agência de inteligência do Estado para ações ilícitas, produzindo informações para uso político e midiático, para a obtenção de proveitos pessoais e até mesmo para interferir em investigações” , diz a PF em nota.

Os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

Alvo da operação, Ramagem também é pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, com apoio de Bolsonaro. A defesa do deputado disse que, por ora, não vai se manifestar.

Leia mais

Dívida de R$ 10 mil levou casal a matar e carbonizar homem em Rio Preto da Eva

Matheus Valadares

Empresária amazonense denuncia Gabriela Spanic, da novela ‘A Usurpadora’, por agressão

Matheus Valadares

Jovem morre após reação alérgica durante tomografia em hospital de SC

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!