14 de setembro de 2025
Polícia

Alfândega no Aeroporto de Manaus apreende 7 malas com mercadorias irregulares

Na tarde da última quinta-feira, 25 de junho, servidores da Seção de Vigilância Aduaneira (Savig) da Alfândega da Receita Federal no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (ALF/AEG) realizaram operação de vigilância aduaneira em voos domésticos com destino a Manaus.

Na fiscalização do voo procedente de Guarulhos, foram identificadas 7 malas, pertencentes a 2 passageiros, contendo grande quantidade de produtos eletrônicos de origem estrangeira, em sua maioria displays para telefone celular. Esta constatação foi possível com a adoção de critérios de gerenciamento de risco e da utilização intensiva do escâner de bagagens.

Os passageiros não dispunham de documentos para comprovar a regular importação ou a nota fiscal de aquisição no comércio regular. Por isso, os produtos foram apreendidos em razão das evidências de se tratar de mercadorias estrangeiras introduzidas clandestinamente no país.

A prática identificada lesa os importadores que atuam legalmente e subtrai os empregos legítimos gerados pela atividade legal e os recursos que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos.

O procedimentos fiscais terão andamento com a quantificação dos produtos, aferição do valor e formalização da apreensão. Num passo seguinte, haverá comunicação ao Ministério Público Federal pela prática, em tese, do crime de contrabando e descaminho.

 

Leia mais

Serial killer de Tefé é achado morto em caso de cemitério clandestino e necrofilia

Matheus Valadares

Populares espancam ‘Lorão’ após ser acusado de roubos em Maués

Matheus Valadares

Famílias protestam por vigilantes presos por deter suspeito em Manacapuru

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!