O paulista Alison dos Santos, conhecido como Piu, conquistou a medalha de prata nos 400 metros com barreiras no Campeonato Mundial de Atletismo, disputado em Tóquio, Japão, nesta sexta-feira (19). O brasileiro ficou atrás do norte-americano Rai Benjamin, enquanto o catariano Abderrahman Samba completou o pódio.
Apesar de não largar bem e esbarrar na primeira barreira, Piu se recuperou durante a prova e finalizou com o tempo de 46s84, contra 46s52 de Benjamin, atual campeão olímpico. Além disso, o norte-americano chegou a ser temporariamente desclassificado por derrubar a barreira da raia vizinha. Todavia, a Confederação dos EUA entrou com recurso e reverteu a decisão, devolvendo a vitória.
Em entrevista à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), Piu afirmou:
“Claro, a gente queria o ouro, mas estou orgulhoso da trajetória e do resultado de hoje. É estar ali, chegar na final, entregar 100%, e eu me entreguei nessa prova.”
Campeão mundial em Eugene, EUA, 2022, Piu não subiu ao pódio no Mundial seguinte, em Budapeste, Hungria, após se recuperar de uma lesão no joelho. Na ocasião, o título ficou com o norueguês Karsten Warholm, que terminou apenas na quinta posição nesta sexta-feira.
Piu também conquistou a primeira medalha olímpica da carreira em Tóquio, em 2021. Elelevou o bronze na histórica final vencida por Warholm, considerada a mais rápida da história dos 400 metros com barreiras nas Olimpíadas.
A prata de Alison dos Santos é a segunda medalha do Brasil no Mundial deste ano. A primeira foi de Caio Bonfim, na prova de 35 km da marcha atlética. Bonfim ainda competirá nesta sexta-feira nos 20 km, distância olímpica, sendo medalhista de prata em Paris 2024.