24 de outubro de 2025
AmazonasDestaques

AMAZONAS: pais de alunos sofrem para tentar matrículas com falha no sistema do governo

Foto: Divulgação

Pais e responsáveis de alunos relataram dificuldades para acessar o site de matrículas da rede pública de educação do Amazonas, que apresentou instabilidade desde a madrugada desta segunda-feira (13). Segundo os usuários, quando o sistema voltou a operar normalmente, as vagas nas escolas próximas já estavam esgotadas.

O site, lançado em 11 de dezembro de 2024 pelo Governo do Amazonas, foi anunciado como uma solução para agilizar os serviços de matrículas, transferências e reordenamento dos alunos da rede pública. No entanto, a ferramenta enfrentou problemas técnicos que frustraram os usuários.

Por meio do aplicativo Eu Amazônia, Laurilene Costa compartilhou sua experiência: “Passei horas tentando acessar o site, mas sem sucesso. Pela manhã, quando consegui acessar, já não havia mais vagas nas escolas próximas”.

Em nota, a Processamento de Dados do Amazonas S.A. (Prodam) explicou que desativou o site por volta de meia-noite após detectar que alguns usuários conseguiam realizar o processo de autenticação enquanto outros não, comprometendo a equidade na distribuição das vagas. “O monitoramento identificou inconsistências no acesso, comprometendo a lisura do processo. Pedimos desculpas pelos transtornos e contamos com a compreensão de todos”, afirmou a empresa.

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) foi procurada para esclarecer se a instabilidade era esperada, quais medidas foram adotadas para resolver o problema e como será tratada a situação das vagas que ficaram indisponíveis durante a interrupção do serviço. Até a última atualização desta matéria, não houve resposta.

Leia mais

Após 30 anos, Palmeiras sofre maior derrota na Libertadores

Matheus Valadares

VEJA: Trabalhadores ficam à deriva após naufrágio no interior do Amazonas

Matheus Valadares

Flávio Bolsonaro sugere a Donald Trump ataques a embarcações na costa do Brasil

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!