Após um dia repleto de debates, o estado do Amazonas concluiu a seleção das 20 propostas que irão representá-lo na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA).
Essas iniciativas, disponíveis no site da Sema, visam contribuir com legislações, programas governamentais e políticas públicas para enfrentar a emergência climática.
A discussão ocorreu no dia 13 de março, durante o segundo dia da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA). Organizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), A 5ª CEMA ocorreu no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), em Manaus.
Instituições da sociedade civil, populações tradicionais e especialistas ambientais se organizaram em eixos temáticos para analisar um total de 325 propostas. Essas iniciativas foram desenvolvidas durante as Conferências Municipais, Livres e Intermunicipais, realizadas entre janeiro e fevereiro.
Fátima Barbosa, representante do Instituto Sumaúma, participou dos debates no eixo de Governança e Educação Ambiental. Ela destacou a importância do debate democrático para encontrar soluções efetivas para o meio ambiente. “O meio em que vivemos é fundamental. É como cuidar da sua casa. Sem isso, não há harmonia nem um ambiente saudável para a sociedade”, afirmou.
Dos 325 projetos analisados, 40 foram selecionados para discussão nos eixos temáticos de Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental. Ao final, cada eixo escolheu quatro propostas, totalizando 20 que seguirão para a etapa nacional da Conferência, programada para ocorrer entre 6 e 9 de maio, em Brasília.
Sobre a Conferência
Com o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”. O evento se encerrará no dia 14 de março, com a eleição dos delegados que representarão o Amazonas na fase nacional.
Esta etapa, coordenada pelo Governo do Amazonas, faz parte da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
A CEMA conta com apoios como:
- Serviço Geológico do Brasil (SGB)
- Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
- do Tribunal de Contas do AMazonas (TCE-AM)
- Escola de Contas Públicas do Tribunal
- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
- Sebrae
- Fundação Amazônia Sustentável (FAS)
- Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).