28.3 C
Manaus
6 de outubro de 2024
CulturaDestaques

Amazônia, os indígenas invadindo a Bienal do Rio com Antologia “Se tens um dom, seja!”

FOTO/DIVULGAÇÃO

Afinal, o que sabemos sobre a literatura da região norte pelo Brasil? Agora é hora de se juntar com as palavras e promover a cultura amazonense país a fora.

Como? No dia 15/06/2025 vários autores indígenas da nossa região dos povos originários irão lançar um livro coletivo com autores do Brasil, Europa e Angola na famosa Bienal do Rio.

Esse projeto literário é organizado por Bruno Black com a editora Conejo e além dos autores lançarem seus textos solos, eles fazem dueto com o Black e ainda concorrem a um livro solo.Quer saber mais? Siga @Setensumdomseja.

Biografia do Bruno Black

Poeta, escritor infantil, produtor cultural, agente literário, educador social, ativista sociocultural e apresentador dos Programas “Xexelento da Peri” e “Tô Com Bruno Black”.

É considerado um dos artistas mais produtivos dos últimos 10 anos na cena carioca e no Brasil. Morador da Comunidade do Fumacê em Realengo na Zona Oeste do RJ, vive de seus livros e de sua arte já tem quase 6 mil textos escritos.

Sempre está em escolas, inclusive, participou do Ponto de Cultura Idealizado pela Claudia Luna em Paquetá com crianças com o projeto Domdomdom que é um projeto de oficinas literárias de dons e escrita criativa ( Sarau, música, poesia, brincadeiras, contacão de historias, Fantoches, bate papo, teatro)

Faz turnês pelas cidades brasileiras desde 2015 (SP, MG, RJ, BA, PR, ES, DF) e já lançou quase 19 obras literárias até o momento nas principais Bienais Literárias do Brasil e em feiras internacionais (virtuais) e nacionais (presenciais), desde 2006 como autor.

Seu lema: “Se tens um dom, seja!”, têm salvo vidas e dado liberdade às pessoas pra viverem através de seus dons.

Uma de suas obras literárias entitulada “#Tarja Preta” fala sobre saúde mental, se tornou um Best Seller! Seu livro infantil – homenageando seu cachorro, Euclides – é um sucesso de vendas.

Em 2023 lançou 4 livros de uma vez, 3 antologias onde escreve também duetos com Brunittos e Brunetts, aglomeraram a Bienal parando 4 ruas e viajam por vários cantos do Brasil indo parar até na Europa.

Além do livro incrível da Comunidade do Fumacê e seus crias patrocinado pela Editora Conejo. E em 2024? Verdade ou mentira que vem aí mais livros novos? É só aguardar!

Ganhou vários prêmios, inclusive, em 2022, foi homenageado pela CAERJ (Câmara da Industria e comercio do RJ) no Theatro Municipal como “Liderença Negra” que movimenta a economia do RJ.

E em 2023 mais um pela Apperj (Associação Profissional de Poetas do RJ) na categoria “Excelência Artística” e pelo “Arte em Movimento” com prêmio Mestre dos Mestres em SP.

É uma das principais atrações de “Ler Festival do Leitor”, onde tem um Sarau que conquista quase 800 pessoas diariamente com foco em alunos de escolas públicas e periféricos.

Sua madrinha artística é uma das maiores cantoras da MPB, Zélia Duncan e seu padrinho é o grande Empresário David Santana.

Na Favelivro do Demézio Batista e Verônica Marcílio, ele abre a inauguração das bibliotecas pela cidade com poemas.

Tem mais? Tem! Em 2024 ele reforma o seu espaço de criatividade em sua sala na Comunidade do Fumacê e inaugura seu “Clube de Palavras” onde irá apoiar novos artistas favelados e independentes.

FOTO/DIVULGAÇÃO

Leia mais

Incêndio atinge antigo Museu da Casa Brasileira e adia exposição Castelo Rá-Tim-Bum

Marcilon Souza

Real Madrid vence com golaço de Vini Jr e encosta no Barcelona

Marcilon Souza

Manaus quer o caminho certo e seguro para a transformação continuar

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais