29.3 C
Manaus
4 de abril de 2025
CulturaDestaques

Amazônia, os indígenas invadindo a Bienal do Rio com Antologia “Se tens um dom, seja!”

FOTO/DIVULGAÇÃO

Afinal, o que sabemos sobre a literatura da região norte pelo Brasil? Agora é hora de se juntar com as palavras e promover a cultura amazonense país a fora.

Como? No dia 15/06/2025 vários autores indígenas da nossa região dos povos originários irão lançar um livro coletivo com autores do Brasil, Europa e Angola na famosa Bienal do Rio.

Esse projeto literário é organizado por Bruno Black com a editora Conejo e além dos autores lançarem seus textos solos, eles fazem dueto com o Black e ainda concorrem a um livro solo.Quer saber mais? Siga @Setensumdomseja.

Biografia do Bruno Black

Poeta, escritor infantil, produtor cultural, agente literário, educador social, ativista sociocultural e apresentador dos Programas “Xexelento da Peri” e “Tô Com Bruno Black”.

É considerado um dos artistas mais produtivos dos últimos 10 anos na cena carioca e no Brasil. Morador da Comunidade do Fumacê em Realengo na Zona Oeste do RJ, vive de seus livros e de sua arte já tem quase 6 mil textos escritos.

Sempre está em escolas, inclusive, participou do Ponto de Cultura Idealizado pela Claudia Luna em Paquetá com crianças com o projeto Domdomdom que é um projeto de oficinas literárias de dons e escrita criativa ( Sarau, música, poesia, brincadeiras, contacão de historias, Fantoches, bate papo, teatro)

Faz turnês pelas cidades brasileiras desde 2015 (SP, MG, RJ, BA, PR, ES, DF) e já lançou quase 19 obras literárias até o momento nas principais Bienais Literárias do Brasil e em feiras internacionais (virtuais) e nacionais (presenciais), desde 2006 como autor.

Seu lema: “Se tens um dom, seja!”, têm salvo vidas e dado liberdade às pessoas pra viverem através de seus dons.

Uma de suas obras literárias entitulada “#Tarja Preta” fala sobre saúde mental, se tornou um Best Seller! Seu livro infantil – homenageando seu cachorro, Euclides – é um sucesso de vendas.

Em 2023 lançou 4 livros de uma vez, 3 antologias onde escreve também duetos com Brunittos e Brunetts, aglomeraram a Bienal parando 4 ruas e viajam por vários cantos do Brasil indo parar até na Europa.

Além do livro incrível da Comunidade do Fumacê e seus crias patrocinado pela Editora Conejo. E em 2024? Verdade ou mentira que vem aí mais livros novos? É só aguardar!

Ganhou vários prêmios, inclusive, em 2022, foi homenageado pela CAERJ (Câmara da Industria e comercio do RJ) no Theatro Municipal como “Liderença Negra” que movimenta a economia do RJ.

E em 2023 mais um pela Apperj (Associação Profissional de Poetas do RJ) na categoria “Excelência Artística” e pelo “Arte em Movimento” com prêmio Mestre dos Mestres em SP.

É uma das principais atrações de “Ler Festival do Leitor”, onde tem um Sarau que conquista quase 800 pessoas diariamente com foco em alunos de escolas públicas e periféricos.

Sua madrinha artística é uma das maiores cantoras da MPB, Zélia Duncan e seu padrinho é o grande Empresário David Santana.

Na Favelivro do Demézio Batista e Verônica Marcílio, ele abre a inauguração das bibliotecas pela cidade com poemas.

Tem mais? Tem! Em 2024 ele reforma o seu espaço de criatividade em sua sala na Comunidade do Fumacê e inaugura seu “Clube de Palavras” onde irá apoiar novos artistas favelados e independentes.

FOTO/DIVULGAÇÃO

Leia mais

Prefeitura de Manaus lança edital para apoio aos Festivais Folclóricos dos Bairros

Marcelo Maciel

Renato Gaúcho é apresentado como novo técnico do Fluminense

Marcilon Souza

Raoni recebe medalha de Lula e alerta sobre exploração de petróleo

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!